Sebastien Loeb (Citroen), 8 vezes campeão do Mundo, confirmou hoje o triunfo no Rali de Monte Carlo, prova inaugural do Mundial de ralis, na qual o português Armindo Araújo (Mini) foi 10.º.
Corpo do artigo
Na "power stage", única especial do dia, o gaulês voltou a ser o mais rápido, batendo o finlandês Mikko Hirvonen (Citroen), por 1,2 segundos, e o russo Evgeny Novikov (Ford), por 2,6, que ficaram em quarto e quinto, respetivamente, na classificação geral.
Na geral, Loeb, que procura o nono cetro consecutivo, deixou o espanhol Dani Sordo (Mini) a 2.45,5 minutos e o norueguês Peter Solberg (Ford) a 3.14,2.
O triunfo na única especial do dia permitiu a Loeb somar mais três pontos para o Mundial, que passou a liderar, com 28, mais 10 que Sordo e mais 13 que Hirvonen.
«Seguramente que é excelente começar a temporada assim, especialmente perante tantos fãs. Conseguir a totalidade dos pontos na primeira corrida é fantástico e de certeza que a forma perfeita de começar. Mas Monte Carlo é o meu rali e depois veremos como será nos outros», disse Loeb, que conquistou a 68.ª vitória da carreira.
O português Armindo Araújo foi oitavo no troço de cinco quilómetros, a 7,4 segundos de Loeb, e terminou o rali na 10.ª posição, a 16.16,6 do vencedor, somando um ponto para o Mundial.
A próxima prova do Mundial é o Rali da Suécia, que se disputa de 09 a 12 de fevereiro.