Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 superaram todas as expectativas da organização. A assistência, tanto no interior dos recintos olímpicos, como nas redes sociais, na página oficial da internet ou na cerimónia de abertura foi muito além do esperado.
Corpo do artigo
Só na primeira semana dos Olímpicos Londres 2012, foram mais de cinco milhões as pessoas que assistiram ao vivo às diversas atividades dos jogos.
São números do Comité Olímpico Internacional que refere ainda que, também as várias redes sociais foram um êxito para quem quis acompanhar as várias modalidades olímpicas, tendo sido feitos mais de quatro milhões de visionamentos e partilhas.
Só na primeira semana, a página oficial dos Jogos Olímpicos Londres 2012 na internet também não teve 'descanso', sendo a mais vista entre as páginas de cariz desportivo, com mais de 25 milhões de visitas, número que aumentou substancialmente à medida que as olimpíadas se foram desenrolando.
Nesta altura, estima-se que a página oficial dos Jogos tenha tido mais de mil milhões de cliques.
A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012 foi acompanhada por mais de 900 milhões de espetadores, pela televisão e, ao vivo, por 80 mil pessoas.
O espetáculo durou quase quatro horas e incluiu a participação de milhares de figurantes que deram vida ao legado musical de um país em permanente (re)volução, 204 atletas que desfilaram no estádio olímpico, assim como um vídeo com a Rainha Isabel II e o actor Daniel Craig, uma paródia ao filme «Momentos de Glória»" com o actor Rowan Atkinson na pele de «Mr Bean» e a interpretação de «Hey Jude», pelo cantor Paul MacCartney.
Naquela altura, durante o discurso de abertura dos Jogos, um dos representantes do Comité Olímpico Internacional arriscou que a vitória do jamaicano Usain Bolt, na final dos 100 metros, seria o evento desportivo com maior audiência nestas olimpíadas.
Acabados que estão os Jogos Olímpicos Londres 2012, sabe-se que essa foi, efetivamente, uma das provas com maior audiência, onde o Boldt, «homem mais veloz do mundo», estabeleceu um novo record olímpico, com 09.93 segundos. As sucessivas vitórias do nadador norte americano, Michael Phelps, também foram das mais acompanhadas pela televisão.
A cerimónia de abertura de Pequim 2008 foi vista, segundo as estimativas, por mil milhões de pessoas, sendo a média oficial de 'apenas' 593 milhões.
A emissora estatal britânica BBC revelou para a cerimónia de Londres 2012, houve uma audiência pico de 27 milhões, mais do que no casamento do ano passado do príncipe William com Cate Middleton.