Londres 2012: Estados Unidos com mais medalhas mas Grã-Bretanha cumpriu tradição
A edição 30 destes Jogos Olímpicos fica marcada por um autêntico duelo no que toca ao quadro de medalhas, entre a China e os Estados Unidos. A Grã-Bretanha conseguiu o melhor desempenho no último século.
Corpo do artigo
A luta pelo quadro das medalhas em Londres 2012 só ficou decidida quando os jogos chegaram ao estádio olímpico para o atletismo. Só nessa altura é que os atletas norte americanos conseguiram superar os chineses e regressar ao lugar de país vencedor de mais medalhas numa edição dos Jogos Olímpicos.
Os Estados Unidos da América acabaram estes jogos com um total de 104 medalhas (46 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze), enquanto que a China ganhou um total de 87 metais (38 de ouro, 27 de prata e 22 de bronze).
Em terceiro lugar neste quadro de medalhas está a Grã-Bretanha, o que dá razão ao que é considerado 'fator casa'. O país organizador dos Jogos Olímpicos Londres 2012 conseguiu o melhor desempenho do último século.
O primeiro ouro só chegou ao fim de seis dias de provas, com as remadoras Heather Stanning e Helen Glover, na prova de dois sem timoneiro mas depois, os festejos não terminaram até os atletas olímpicos britânicos terem conseguido um total de 65 medalhas, distribuídas por ouro (29), prata (17) e bronze (19).
A Grã Bretanha confirma, assim, a regra de que o anfitrião tem sempre um número de medalhas recorde. O mesmo verificou-se com a Coreia do Sul, Espanha, Austrália e China. Mesmo as grandes potências, Estados Unidos e a antiga União Soviética, tiveram os seus melhores totais como países anfitriões dos jogos, em Los Angeles 1984 e Moscovo 1980, respetivamente com 174 e 195 medalhas.
A Rússia fechou o quadro de medalhas em Londres 2012 num modesto quarto lugar, com 24 títulos olímpicos, entre as suas 82 medalhas.
A comitiva australiana é considerada como a maior desilusão destes jogos olímpicos, tendo apenas conquistado 35 medalhas, sete das quais de ouro.
Portugal surge na 69ª posição do ranking das medalhas conquistadas, ao lado do Botswana, Chipre, Gabão, Guatemala, e Montenegro. Conquistou apenas uma medalha de prata ao fim de 12 dias de provas, com a dupla de canonistas Emanuel Silva e Fernando Pimenta, na categoria de K2.
85 países ganharam, pelo menos, uma medalha nesta edição dos Jogos Olímpicos, sendo que Londres 2012 foi a estreia no quadro das medalhas para a Guatemala, Bahrein, Botswana, Chipre, Gabão, Granada e Montenegro.