O treinador do Porto diz que o jogo com a Académica é «tremendamente importante», o técnico do Benfica diz que a partida com o Belenenses não será «fácil».
Corpo do artigo
O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, rotulou hoje de «tremendamente importante» o jogo de sábado, no Dragão, com a Académica que «é das equipas em melhor forma na segunda volta».
Julen Lopetegui, que falava na antevisão do jogo, no Olival, recordou a série imaculada do adversário antes da derrota com o Benfica, na última ronda, e considerou que só um FC Porto «focado e aplicado de corpo e alma» conseguirá vencer o jogo de sábado.
«A Académica cresceu muito e é das equipas em melhor forma nesta segunda volta. Temos que fazer um grande esforço para vencer este adversário», apontou Julen Lopetegui, relativizando os efeitos que a vitória frente ao Bayern Munique, para a Liga dos Campeões, possa ter.
Para o treinador portista, «o próximo adversário é sempre o mais importante e difícil» e o que se passou, por muito meritório que seja, como um triunfo por 3-1 frente ao Bayern Munique, «faz parte do passado e não conta para o próximo jogo».
Questionado sobre o facto de o jogo com a Académica decorrer menos de 72 horas após o do Bayern Munique, o que vai contra as recomendações dos regulamentos, Julen Lopetegui admitiu que o clube estava de acordo em mudar, e que «havia várias possibilidades, mas que alguém decidiu e é amanhã [sábado] e isso é o que interessa».
Já o treinador do Benfica diz que espera dificuldades na visita ao Belenenses, no sábado, assegurando que só depois vai pensar no "clássico" com o FC Porto.
«É um dérbi de Lisboa e normalmente jogar no Restelo não é fácil. O Belenenses está a fazer um bom campeonato e está numa posição em que pode garantir um lugar na Liga Europa. Nós sabemos o valor do nosso adversário, mas estamos numa boa fase e a corresponder às exigências», disse Jorge Jesus, em conferência de imprensa.
O técnico, que não espera facilidades na partida de sábado, não deu como garantida a disponibilidade de Jonas e Gaitán alinharem no encontro.
«O Gaitán e o Jonas tiveram alguns problemas de fadiga muscular e não trabalharam com o grupo. Hoje treinaram metade da sessão, vão estar convocados e depois vou decidir se vão jogar ou não», referiu.
Jorge Jesus comentou também a situação dos futebolistas cedidos por empréstimo, defendendo uma lei que proibisse um jogador emprestado de enfrentar a sua própria equipa.
«Qualquer jogador emprestado não devia jogar com a equipa mãe e devia haver uma lei nesse sentido. Se nesse jogo marca um ou dois golos à sua equipa, como é o seu regresso ao clube e como é que os adeptos olham? Para defender o jogador, os jogadores emprestados não devem jogar», frisou.
O treinador garantiu também que a sua equipa está focada apenas no jogo com o Belenenses, explicando que só depois é que vai pensar na receção ao FC Porto.
«Não vamos mudar nada no jogo com o Belenenses a pensar no jogo com o FC Porto. O importante é somar três pontos para, pelo menos, manter a vantagem. Se mudarmos algo será só por questões físicas. Só depois deste jogo é que pensamos no jogo com o FC Porto», salientou.
Apesar de não ter assistido ao jogo entre FC Porto e Bayern Munique, da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, por ter visto o embate entre Paris Saint-Germain e FC Barcelona, Jesus não ficou surpreendido com a vitória dos "dragões".
«Para mim não foi surpresa, no meu prognóstico com amigos tinha dado a vitória ao FC Porto por 1-0 ou 2-1», rematou.
Em relação ao futuro, Jorge Jesus referiu que o seu desejo é continuar a treinar.
«Tenho uma carreira de treinador há mais de 20 anos e o que mais adoro é o futebol. A partir daqui treino no Benfica, na China ou no Paraguai, porque o futebol é a minha paixão. Agradeço ao Benfica e aos jogadores que trabalharam comigo o facto de ser falado para outros clubes, agora quero é trabalhar todos os dias, de preferência onde gosto e onde as pessoas gostam de mim», concluiu.