O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, referiu-se ao "clássico" de domingo, frente ao Benfica, como «um dos grandes jogos do futebol mundial» e reconheceu que é «mais importante pela paixão e intensidade».
Corpo do artigo
A três pontos dos "encarnados", que lideram a I Liga, o técnico espanhol considera que «é sempre importante» vencer, embora admita que todo o plantel «está consciente» do que estará em jogo, no jogo de amanhã, no Estádio do Dragão, no Porto.
O treinador dos "dragões" falou do rival de Lisboa como sendo o «atual campeão, com bons jogadores e um excelente treinador», porém revelou que os portistas estão «apenas concentrados no que fazer para superar tudo isso».
«O Benfica é uma equipa com muitos automatismos, o que resulta do facto de ter o mesmo treinador há muito tempo. E quando um treinador está muito tempo na mesma equipa, é sinal que lhe deu muito», referiu.
O espanhol assumiu que não conhece Jorge Jesus pessoalmente, «apenas o seu trabalho e trajetória», afirmando que «tem feito um trabalho excelente« e que é «um colega brilhante».
«Não vamos analisar os "ses", não perdemos tempo com isso», referiu o espanhol, para quem «um clássico é um jogo que vale apenas três pontos, embora a sua repercussão seja especial».
O técnico desvalorizou ainda qualquer caráter definitivo em qualquer desfecho possível, uma vez que «todos os pontos são importantes para o objetivo final», advertindo que «qualquer que seja o resultado, faltará ainda muito para o final da prova».
«Vamos tentar ser uma equipa forte, equilibrada e ambiciosa e queremos fazer um grande jogo, porque o adversário vai obrigar-nos a dar o melhor para uma grande exibição, que é o que queremos alcançar em frente aos nossos adeptos», acrescentou.
Lopetegui deu ainda conta de que o plantel «não passa o tempo a pensar na história e nas contas. Passa, sim, a semana a trabalhar».
O FC Porto, segundo classificado com 28 pontos, recebe o Benfica, campeão em título e líder do campeonato com 31, no domingo, a partir das 20:00, no Estádio do Dragão, no Porto, num encontro que vai ser arbitrado pelo portuense Jorge Sousa.