
Julen Lopetegui
Global Imagens/Ricardo Junior
O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, reconheceu hoje que gostaria de «estar noutras circunstâncias» na classificação da I Liga de futebol, mas mostrou-se confiante «numa boa segunda volta da equipa».
Corpo do artigo
O técnico dos dragões analisou o momento da equipa na antevisão à partida desta sexta-feira, frente ao Vitória de Setúbal, da 14ª jornada do campeonato.
«Gostávamos de estar em outras circunstâncias no campeonato, e creio, sinceramente, que podíamos ter mais pontos, mas acredito que vamos fazer uma boa segunda volta. Para já, frente ao Vitória de Setúbal, temos de fazer bem as coisas para o superar este difícil rival», disse o treinador do FC Porto.
Lopetegui reconheceu que «a equipa ainda pode melhorar», mas mostrou-se orgulhoso pela evolução do grupo, lembrando que «esta é a equipa mais jovem da história do FC Porto». «Há aspetos coletivos e individuais que temos de melhorar, como todas as equipas, mas isso não quer dizer que não façamos coisas boas. A equipa cresceu muito, acho que nunca ficámos por 'baixo' de nenhum adversário», apontou o técnico espanhol.
Sobre a partida de sexta-feira, frente aos sadinos, o treinador dos "dragões" perspetivou um desafio com um «difícil rival». «É uma equipa que ainda não tem os pontos que merece, é orientada por um bom treinador [Domingos Paciência], que levou o Braga a uma final da Liga Europa, e esperamos um rival difícil, que nos vai obrigar a estar muito concentrados e fazer bem as coisas», apontou.
Depois da derrota caseira da última jornada, frente ao Benfica (2-0), Julen Loptegeui reconheceu a obrigação da equipa voltar aos triunfos, para não aumentar o fosso de seis pontos em relação aos "encarnados", que seguem na liderança.
«Frente ao Vitória de Setúbal temos de fazer uma boa exibição e jogar bem, sendo capazes de merecer o triunfo, respeitando o rival», disse o treinador. «A única quantificação das possibilidades de chegar ao primeiro lugar é sermos capazes de superar esta partida e seguir o nosso caminho de evolução, porque as contas fazemos depois no final, em maio», vincou.
Julen Lopetegui pronunciou-se, ainda, sobre a quebra de rendimento do avançado argelino Brahimi, não se mostrando preocupado com a sua ausência, no próximo mês, quando estiver a representar o seu país na Taça das Nações Africanas. «Em todas as equipas há jogadores que passam momentos melhores e piores. O Brahimi já nos deu muito e dará muito mais, mas temos soluções para suprir a sua ausência na CAN», assegurou.
O FC Porto, segundo classificado com 28 pontos, recebe esta sexta-feira o Vitória de Setúbal, 14º com 11, numa partida agendada para as 20:30 e arbitrada por Manuel Oliveira (Porto).