O antigo treinador do FC Barcelona estava sem clube há mais de um ano.
Corpo do artigo
A Real Federação Espanhola de Futebol anunciou, esta segunda-feira, que Luis Enrique é o novo selecionador espanhol.
Enrique vai suceder a Fernando Hierro, que substituiu Julen Lopetegui à frente da seleção de Espanha, durante no Mundial 2018, depois de Lopetegui ter sido dispensado do cargo, a dois dias do arranque da competição, por ter aceitado o cargo de treinador do Real Madrid.
Luis Enrique, de 48 anos, estava sem clube desde que deixou, em maio de 2017, o comando técnico do FC Barcelona - onde venceu uma Liga dos Campeões, uma Supertaça Europeia, um Campeonato do Mundo de Clubes, dois campeonatos espanhóis, três Taças do Rei e uma Supertaça de Espanha.
Antes de treinar a equipa principal do FC Barcelona, Enrique tinha já passado pela equipa B do clube catalão, pela Roma e pelo Celta de Vigo.
Enquanto jogador, Luis Enrique era médio, tendo jogado no Sporting Gijón, Real Madrid e FC Barcelona.
Novo selecionador, novo diretor desportivo
Já esta segunda-feira tinha sido anunciado o nome de José Francisco Molina para o cargo de diretor desportivo da federação espanhola.
O anúncio foi feito um dia depois de Hierro recusar voltar às funções da direção desportiva e abandonar o cargo de treinador da Espanha -que foi eliminada do Mundial 2018, nos oitavos de final, pela anfitriã Rússia.
Molina, de 47 anos, é ex-guarda-redes da seleção espanhola, tendo passado por clubes como o Valência, Villarreal, Albacete, Atlético de Madrid, Deportivo e Levante
Como treinador, trabalhou em Espanha (Villarreal, Getafe), Hong Kong (Kitchee Sports), Índia (Atlético Calcutá) e México (Atlético São Luís).