Luis Suarez, avançado uruguaio do Liverpool, pediu desculpa pelos alegados insultos racistas ao capitão do Manchester United Patrice Evra. Suarez foi suspenso oito jogos devido a esse episódio, pela Federação inglesa de futebol (FA).
Corpo do artigo
O avançado revelou em comunicado que admitiu diante da comissão disciplinar ter usado uma palavra em espanhol «uma única vez» ao dirigir-se a Evra.
«Nunca, nunca usei essa palavra com sentido discriminatório, mas se ofendi alguém quero pedir desculpa por isso», acrescentou, garantindo que prometeu não voltar a usar a palavra no relvado.
Depois de um mês de inquérito, a FA suspendeu e multou Suarez em 40 mil libras (cerca de 48 mil euros) pelo incidente, ocorrido em 15 de outubro durante o encontro entre Liverpool e Manchester United (1-1).
Evra acusou o avançado dos "reds" de o ter insultado, recorrendo à palavra «negro», durante todo o jogo: «Não repetirei o que ele disse, mas foi de uma forma racista e repetiu-o mais de 10 vezes».
Suarez negou sempre ter proferido os insultos, mas a comissão disciplinar da FA deu razão ao francês, afirmando que o uruguaio proferiu «palavras insultuosas» em direção a Evra e que estas «continham uma referência à cor da pele» do defesa.
O avançado uruguaio reagiu, via Twitter, afirmando que se tratou de um dia «muito difícil e doloroso» para ele e a sua família.