
Gilberto Madail durante a conferência de imprensa desta sexta-feira
EPA
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol confirmou que as alternativas à sucessão de Luiz Felipe Scolari serão apresentadas na próxima semana. Gilberto Madaíl diz que o próximo seleccionador tem de saber falar português.
Corpo do artigo
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol confirmou que serão apresentadas «alternativas» à sucessão de Luiz Felipe Scolari no comando técnico da selecção numa «reunião de direcção na próxima semana».
«É fundamental que quem venha saiba falar português, mas não é necessário ser português, nem ter ascendência portuguesa», afirmou Gilberto Madaíl, em conferência de imprensa na Suíça, de onde a equipa portuguesa parte esta sexta-feira para Portugal.
O presidente da FPF, que disse que na lista das possibilidades à sucessão de Scolari poderão estar algumas «surpresas», lembrou que o próximo seleccionador tem de saber português pois de outra forma não se conseguirá exprimir para os jogadores.
«Desde o princípio do Euro que estou a pensar nisso. Tenho vivido com essa angústia e com esse problema», admitiu.
Um dia após a eliminação da equipa lusa nos quartos-de-final do Euro 2008 frente à Alemanha, Madaíl disse que já sabia que Scolari iria abandonar a selecção antes do início do Euro 2008.
Apesar disto, o presidente da FPF confessou ter sido «colhido de surpresa» com o anúncio do Chelsea no dia em que Portugal se apurou para os quartos-de-final.
«O facto de o Chelsea anunciar não foi oportuno, mas não controlar isso», afirmou Gilberto Madaíl, numa referência ao dia 11 de Junho no qual o clube inglês confirmou que Scolari iria ser o seu próximo treinador.
Na conferência de imprensa em Neuchâtel, Gilberto Madaíl lembrou que a «vida é feita de ciclos» e que o «ciclo de Scolari estava esgotado» antes do Euro 2008, porque o técnico brasileiro desejava ter uma experiência num clube.
O presidente da Federação, que considerou que Luiz Felipe Scolari «marcou uma época» à frente do futebol português, recordou que já falta pouco para se iniciar a qualificação para o Mundial 2010.
«Até lá, até meados de Julho, tem de encontrar o sucessor para o senhor Luiz Felipe Scolari, tarefa que não é nada fácil», concluiu.