Dragão deixa convento mais cheio. FC Porto vence Mafra e avança na Taça de Portugal
Marcano, Eustáquio e Galeno marcaram os golos da partida. Veja os lances.
Corpo do artigo
Sérgio Conceição não facilitou e o FC Porto foi a Mafra vencer por 3-0 e conquistar o direito de participar na quinta eliminatória da Taça de Portugal.
Com poucas mudanças no onze inicial, Marcano, Eustáquio e Galeno marcaram os golos da vitória tranquila dos atuais detentores do título.
Depois de uma primeira tentativa num remate de Eustáquio cortado por Fati, os dragões inauguraram o marcador aos sete minutos. Canto batido pelo médio canadiano e Marcano, sem oposição, cabeceia para o 1-0.
https://tsf.vsports.pt/embd/79934/m/14890/tsf/a4dee03d21c88d54a8914439edfc73bd?autostart=false
Pelo quarto jogo consecutivo, o FC Porto abre o marcador ainda dentro dos primeiros dez minutos.
A equipa da casa respondeu aos 19 minutos. Cruzamento de Fati pela direita e Pedro Lucas cabeceia para defesa de Cláudio Ramos.
Pouco depois foi a vez de os dragões voltarem a criar perigo. Otávio cruza da direita e Eustáquio cabeceia ao lado. Logo a seguir, o internacional canadiano pisa um adversário a meio-campo e recebe o cartão amarelo.
O médio tentava mesmo ser protagonista e teve nova oportunidade já depois da meia-hora de jogo. Lançamento longo de Galeno e a bola sobra para a entrada da área, onde Eustáquio aparece para rematar ao lado.
João Mário também desequilibrava pela direita. Numa das arrancadas, cruzou para Galeno, mas o remate é desviado pela defesa caseira.
Tanto tentou que conseguiu. Aos 38 minutos, Otávio descobre Eustáquio dentro da área e, de primeira, o internacional canadiano marca o segundo golo dos dragões.
https://tsf.vsports.pt/embd/79941/m/14890/tsf/1b6e5ba330fb90b445926f7d474344a3?autostart=false
Em cima do intervalo, os mafrenses ainda tentaram reduzir. Pité, antigo jogador da equipa B dos dragões, recebeu a bola à entrada da área e disparou ao lado da baliza de Cláudio Ramos.
O jogo chegou ao descanso com uma vantagem confortável do FC Porto.
A segunda parte começa como foi toda a primeira. Os dragões permitiam que o adversário tivesse bola, mas sempre em zonas inofensivas, e quando recuperava a bola criava perigo. Numa dessas jogadas, Galeno rematou de pé esquerdo ainda de fora da área e a bola saiu ligeiramente ao lado.
Contudo, o FC Porto cometeu um erro na construção desde trás e a bola sobra para Diogo Almeida que, isolado, remata para uma grande defesa de Cláudio Ramos.
Perto dos 60 minutos, ambos os treinadores fazem as primeiras trocas. No FC Porto saíram Eustáquio e Evanilson para as entradas de Uribe e Toni Martínez. No Mafra, Ricardo Sousa trocou Léo Cordeiro e Pedro Lucas por Kaio e Lucas Rodrigues.
Aos 63 minutos, é a vez de Renan brilhar. Grande jogada dos dragões a partir de uma bola parada e a bola sobra para Marcano que, no coração da área, cabeceia para uma grande intervenção do guarda-redes do Mafra.
Logo a seguir, Grujic cai no relvado, a bola sai pela linha lateral e é chutada por Sérgio Conceição contra os painéis publicitários. Imediatamente, o árbitro da partida exibe o cartão vermelho ao técnico portista.
Passada a confusão, o FC Porto rapidamente fechou a partida. Toni Martínez rematou ao poste da baliza do Mafra e, na recarga, Galeno remata para o 3-0.
https://tsf.vsports.pt/embd/79947/m/14890/tsf/45744a5993a016e756ebaa332e25ffbb?autostart=false
A equipa agora liderada por Vítor Bruno teve mais uma alteração: saiu Namaso e entrou Pepê. Logo a seguir, o técnico esgota as substituições, com as entradas de Bruno Costa e Gonçalo Borges e as saídas de Galeno e Otávio.
Com o terceiro golo dos dragões, o jogo não teve muito mais história e caminhou lentamente para o final. Com a vitória, os dragões avançam para a próxima ronda da Taça de Portugal, enquanto o Mafra terá de virar o foco para a II Liga. As duas equipas voltarão a encontrar-se na Taça da Liga.
Onze do Mafra: Renan, Pedro Pacheco, Pedro Lucas, Diogo Almeida, Pité, Gui Ferreira, Leandrinho, Leonardo, Ousmane Diomandé, Fati e João Goulart.
Onze do FC Porto: Cláudio Ramos; João Mário, Fábio Cardoso, Marcano e Wendell; Otávio, Grujic e Eustáquio; Danny Namaso, Evanilson e Galeno.
Suplentes do Mafra: Samu, Bura, Pedro Marcelos, Kaio César, Lucas Rodrigues, Rodrigo Gui, Digfa, Edwin Venté e Obule Moses.
Suplentes do FC Porto: Samuel Portugal, David Carmo, Uribe, Taremi, Pepê, Manafá, Bruno Costa, Toni Martínez e Gonçalo Borges