A nona edição da Corrida de São Silvestre de Lisboa será disputada pela primeira vez de manhã, no próximo dia 31, numa competição para a qual estão já inscritos cerca de 8.500 participantes.
Corpo do artigo
A tradição de realizar a competição no último sábado do ano levou a corrida a coincidir com as celebrações da passagem do ano na capital, o que ditou a alteração inédita da prova para as 10h30 da manhã. A partida e a chegada da competição, com a distância de dez quilómetros, acontecem na Avenida da Liberdade.
"Esta é uma edição especial. Por vicissitudes de calendário, não tínhamos outra data possível e vamos fazer de manhã, o que é uma novidade. Temos menos 25 por cento de inscritos, mas estamos a trabalhar para que seja um momento diferente", explica Hugo Sousa, organizador da São Silvestre de Lisboa, estimando o número de inscritos em "8.500 participantes".
A São Silvestre de Lisboa, que foi apresentada esta terça-feira no salão nobre da Câmara Municipal de Lisboa, volta a ser palco de uma 'guerra dos sexos', sendo que as mulheres vão partir com 2.59 minutos de vantagem sobre os homens. Para a vencedora da edição transata, Dulce Félix, o objetivo da sua nona participação é o mesmo de sempre: vencer.
A corrida de São Silvestre de Lisboa é também considerada como mais um passo na caminhada da candidatura da cidade a Capital Europeia do Desporto 2021, como refere Sónia Paixão, diretora do departamento de Desporto da autarquia. "É precisamente este nível de eventos que nos coloca no caminho para 2021", sentencia.
A realização da competição vai impor condicionamentos de trânsito na Avenida da Liberdade e na Praça dos Restauradores nos dias 30 e 31 de dezembro. A prova tem início às 10h30 da manhã e conta com uma duração máxima de duas horas.