Manter a pressão dos pneus até ao sprint final: como se pedala numa etapa do Grande Prémio JN
Antes de mais um dia de corrida, a TSF foi conhecer os pormenores desta prova de ciclismo
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Duas dezenas de viaturas da organização, um apito que marca as partidas e uma Rádio Volta que gere todas as comunicações. Tudo isto se passa dentro de uma etapa do Grande Prémio JN. Antes de mais um dia de corrida, a TSF foi conhecer os pormenores desta prova de ciclismo.
As equipas chegam por volta das 09h30, uma hora e meia antes do início da etapa. O autocarro é estacionado num parque junto à zona da partida, mas o trabalho começa bem mais cedo, como conta à TSF o mecânico da Credibom/LA Alumínios/Marcos Car, Hilário Isidor: "Tudo tem de ser preparado, carregar as bicicletas, encher as rodas."
Já no parque das equipas, enquanto os mecânicos verificam a pressão dos pneus e ajustam as correntes, dentro do autocarro, é dada a palestra aos ciclistas: "Narciso, hoje a minha ideia é estares com o Tivani. Se houver grupos, vamos entrando..." Ouvida a tática, pela voz do diretor-desportivo da Credibom/LA Alumínios/Marcos Car, Hernâni Brôco, os ciclistas são chamados para assinar o livro de presenças e para a apresentação das equipas no pódio.
A Anicolor Tien 21 é a última a ser apresentada. Agora, sim, está tudo preparado para o início da etapa: a fita é cortada e dá-se a partida simbólica.
Os ciclistas percorrem menos de dez quilómetros e, numa zona mais remota da cidade, acontece o arranque oficial da etapa. Dentro dos carros e das motas dos comissários, as comunicações são constantes através da chamada Rádio Volta. Entre furos, avarias e movimentações na frente da corrida, acontece de tudo um pouco.
No total, 19 viaturas controlam a corrida, umas à frente e outras atrás do pelotão, para se certificarem que não há incidentes. Às vezes anda-se mais devagar, outras com mais força, tudo depende do ritmo dos ciclistas.
No final da etapa, as viaturas que formam a chamada caravana começam a chegar cerca de cinco quilómetros antes dos ciclistas, para a estrada ficar totalmente livre para o sprint final.
Após a chegada à meta, o vencedor da etapa e os líderes das diferentes categorias esperam para subir ao pódio. Os restantes ciclistas tomam banho logo no autocarro, comem e seguem para o hotel. É tempo de descanso, porque amanhã há mais um dia e volta tudo a girar outra vez.
