
Portugal perdeu com a Irlanda, num jogo em que Ronaldo foi expulso
José Sena Goulão/EPA
À TSF, o treinador do FC Ararat-Arménia, candidato ao título no campeonato arménio, alerta para a competitividade do adversário de Portugal no último jogo da qualificação para o Mundial 2026. Contudo, a seleção nacional é favorita e deve demonstrá-lo este domingo
Corpo do artigo
A derrota com a Irlanda ficou para trás e "Portugal não vai ter dificuldades" no jogo decisivo com a Arménia, defendeu esta sexta-feira o treinador Manuel Tulipa, em declarações à TSF.
Para o técnico, "o entusiasmo dos adeptos do Norte" e os "muitíssimos bons jogadores" que compõem a equipa de Roberto Martínez são suficientes para carimbar a presença no Campeonato do Mundo. Ainda assim, sublinhou, "é importante jogar com brio" numa partida que pode "começar a dar oportunidades a outros jogadores", numa lógica de preparação para o Mundial.
Manuel Tulipa tem "a certeza absoluta" de que Portugal vai marcar presença nos Estados Unidos.
Estabelecidas as devidas diferenças entre as armas dos portugueses e dos arménios, Manuel Tulipa não deixa de destacar os jogos "competitivos e equilibrados" que a Arménia fez durante esta qualificação, com exceção à goleada de 0-5 sofrida frente a Portugal.
O técnico luso dá o exemplo da derrota desta quinta-feira com a Hungria por 0-1: "Um resultado claramente enganador, o empate seria o mais justo."
Para Tulipa, a Arménia vive "um momento interessante", graças à chegada do selecionador Yegishe Melikyan no início da fase de apuramento para o Mundial 2026. É uma seleção em renovação na era pós-Mkhitaryan, com talento jovem liderado por Eduard Spertsyan, médio que se sagrou campeão russo pelo Krasnodar.
O jogador de 26 anos "é diferenciado e pode jogar em qualquer liga", como comprovam os sete golos e dez assistências que já leva em 20 jogos esta temporada, atirou.
Dos 23 convocados do adversário de Portugal, seis são jogadores do Ararat-Armenia, clube treinado por Manuel Tulipa, incluindo o avançado Artur Serobyan, que passou pelo Casa Pia em 2023/24. Algo que ajuda a justificar a invencibilidade do clube de Yerevan no campeonato, onde, ainda assim, ocupa a segunda posição, com menos um ponto e menos um jogo que o líder Alashkert.
O registo positivo de Tulipa valeu-lhe o prémio de treinador do mês de outubro na liga arménia, onde tem sido acompanhado por quatro compatriotas pertencentes ao plantel. O guarda-redes Bruno Pinto, os defesas Hugo Oliveira e João Queirós, e o avançado Rodrigo Ramos compõem a armada lusa de um clube que quer recuperar o título de campeão que escapa desde 2019/20.
A partida entre Portugal e Arménia define a qualificação direta da Seleção Nacional para o Mundial 2026, realizado nos Estados Unidos, México e Canadá. Para assegurar o bilhete para o torneio sem depender de terceiros, Portugal precisa de vencer no Estádio do Dragão. Se empatar, passa à fase final caso a Hungria não vença a Irlanda por três ou mais golos. Por último, se perder, a Equipa das Quinas só se apura diretamente se houver empate no jogo entre Hungria e Irlanda, ou caso os irlandeses vençam por menos de quatro golos em Budapeste.
