Já no último terço do campeonato, não é apenas a luta pelo título que está ao rubro. Há pelo menos oito equipas, quase metade dos competidores da liga portuguesa, envolvidas numa luta pela manutenção como já não se via há muitos anos.
Corpo do artigo
À entrada para a jornada 23 (portanto já dentro do último terço do campeonato), há uma diferença de apenas dois pontos entre o 11º (com 23 pontos) e o 16º (com 21 pontos). Ora, esta temporada, devido ao regresso "administrativo" do Gil Vicente à primeira liga na próxima época, a 16º posição é a primeira que implica descida de divisão.
Isto quer dizer que são pelo menos oito os aflitos neste momento, sendo que até podem vir a ser mais: o nono Santa Clara e o décimo Portimonense têm 27 pontos e o oitavo Rio Ave tem 28, pelo que também ainda não estão completamente a salvo...
Mas para já vamos partir do princípio que, à entrada da jornada 23, são oito as equipas que estão em situação realmente complicada para fugir aos três lugares fatídicos: Nacional, Boavista, Tondela e Marítimo (todos com 23 pontos); V. Setúbal, 22; e abaixo da linha de água: Aves (21), Chaves (19) e Feirense (14).
A diferença de dois pontos entre o 11º e a primeira equipa a descer é a menor desde a década de 1990. Uma diferença mais escassa apenas se registou em 1992/93 (embora nesta altura as vitórias valessem dois pontos, pelo que a situação acaba por ser praticamente igual à atual), quando era de somente um ponto (entre Braga e Estoril), sendo que no final do campeonato a diferença entre o nono classificado (Gil Vicente) e o 16º (o Tirsense), o mais bem classificado a descer, seria de apenas três pontos.
Mais incrível ainda foi o panorama da tabela final da liga de 1990/91, quando o campeonato terminou com três pontos a separarem o quinto (Salgueiros, que ficou assim apurado para as competições europeias), do 16º (o Tirsense, o mais bem classificado a descer).
Curiosamente, na jornada deste fim de semana jornada as oito equipas aflitas não se defrontam. À exceção do Braga-Belenenses, um jogo entre equipas nos 10 primeiros lugares, todos os outros encontros põe frente a frente ocupantes da parte superior da tabela e os ditos aflitos...
TSF\audio\2019\02\noticias\22\numeros22