Maratona de Lisboa: Vasco Azevedo é tricampeão, estreia de Anabela Tavares
Vasco Azevedo, do Sporting de Lamego, conquistou pela terceira vez consecutiva a Maratona de Lisboa, prova que serve igualmente para atribuir o título de campeão nacional da especialidade.
Corpo do artigo
No setor feminino, registou-se uma estreia no lugar mais alto do pódio, para Anabela Tavares (Arrudense), que aqui fez a segunda maratona da sua carreira, após uma estreia auspiciosa, também com vitória, há dois meses, no Algarve.
Com partida e chegada no estádio 1.º de Maio, e um circuito que levou o milhar e meio de atletas até à zona ribeirinha (meio da corrida no Cais do Sodré), a prova tinha no atleta de Lamego o grande favorito, estatuto que confirmou, com 2:22.04 horas como tempo final.
Na prova, começou por se destacar o ucraniano Anatoli Arzhekhovski (seria segundo, com 2:25.25), com um trio perseguidor, onde estava aquele que viria a ser o vencedor, a alguma distância.
Ao quilómetros 26, o ucraniano foi apanhado por Vasco Azevedo, mantendo-se "na cola" deste, até aos últimos dois quilómetros, ficando para trás na subida da avenida Almirante Reis.
Para Vasco Azevedo, este é, aos 37 anos, o quarto título na maratona, ficando no entanto a marca de hoje um pouco distante do seu recorde pessoal, de 2:18.22, na maratona de Macau, há três anos.
«Para mim, continua a ser a mesma alegria ganhar. Não é fácil chegar aqui em boa forma, eu que trabalho na construção civil», explicou Vasco Azevedo, que vive e treina em Lamego.
Para se apresentar ao melhor nível em Lisboa, tem de correr diariamente cerca de duas horas diárias, durante dois meses, o que confessa «nem sempre é fácil de conciliar com o trabalho».
História diferente teve a maratona feminina, já que Anabela Tavares, 33 anos, andou sempre na frente, «cavando» uma diferença para a russa Larisa Andronova de mais de cinco minutos na meta - 2:50.20 contra 2:55.33.
Anabela Tavares, com boa experiência em meias-maratonas, só se estreou na distância mais longa há dois meses, ganhando em Faro, na II Maratona do Algarve, com 2:54.49.
[Texto escrito com o novo acordo ortográfico]