Valentino Rossi e Jorge Lorenzo caíram, entregando assim o terceiro título na principal categoria a Márquez.
Corpo do artigo
O espanhol Marc Marquez (Honda) garantiu o quinto título mundial de motociclismo de velocidade, o terceiro na principal categoria, o MotoGP, depois de vencer o Grande Prémio do Japão, 15.ª prova do campeonato.
Marquez, de 23 anos, superou o italiano Andrea Dovizioso (Ducati) e o compatriota Maverick Vinales (Suzuki), que completaram o pódio, numa corrida que também ficou marcada pelos despistes de dois perseguidores do novo campeão mundial: o italiano Valentino Rossi e o também espanhol Jorge Lorenzo.
Ao título conquistado hoje, Marquez junta os troféus erguidos em 2013 e 2014, mais outros dois nas outras duas categorias: 125cc, hoje Moto3 (2010), e Moto2 (2012).
O piloto catalão acabou por beneficiar dos abandonos dos dois grandes concorrentes na corrida ao título, ambos da Yamaha, permitindo-lhe gerir com mais serenidade a corrida na pista nipónica.
"Quando vi [Valentino] Rossi no chão, acelerei para ganhar a corrida", explicou, no final, Marc Marquez, que depois confessou ter ficado "atordoado" com a queda do outro rival da Yamaha.
Marquez resolveu a questão do título quando faltam ainda três provas para encerrar o Mundial de 2016: Austrália, Malásia e Comunidade de Valência, Espanha).