O ex-árbitro defende que Artur Soares Dias é "o melhor para o melhor jogo" e fala dos fatores que podem definir este dérbi.
Corpo do artigo
Artur Soares Dias é o árbitro escolhido para o dérbi de sábado, em Alvalade. A TSF falou com Marco Ferreira, ex-árbitro, que reforça que esta é "uma nomeação lógica". Com as condicionantes que existem neste momento e depois do jogo da primeira volta, "que deixou marcas no trabalho de Jorge Sousa", Marco Ferreira entende que esta é uma boa decisão.
"É o melhor (árbitro) para o melhor jogo", defende o ex-árbitro. Artur Soares Dias apita o quarto dérbi lisboeta, todos em Alvalade, e Marco Ferreira espera que o juiz portuense "seja o melhor elemento em campo". Este é um jogo muito importante para o árbitro, que "está na luta pela subida ao grupo de elite da UEFA (...) que está sempre atenta aos jogos no país de origem do árbitro".
TSF\audio\2017\04\noticias\20\marco_ferreira_arbitro_o_melhor_em
Em campo vão estar também 22 jogadores "que nunca facilitam o trabalho dos árbitros". Marco Ferreira espera que o árbitro possa passar despercebido, sem afetar a qualidade do trabalho, mas sabe que "há estratégias das equipas para quebrar o ritmo de jogo". Artur Soares Dias "é um árbitro experiente", está "motivado" e "reúnem-se todas as condições para ser um excelente jogo".
A especificidade inerente aos dérbis é também um fator importante. "É sempre um jogo de tripla", que têm "características especiais" e que são vividos de forma "mais intensa", pelo que o árbitro deve ter cuidado para que os fatores circundantes sejam "uma boa influência para que o espetáculo aconteça".