Os dois atletas lamentaram a falta de sorte que levou à eliminação das provas de peso e triplo salto, mas já olham para o futuro e para o alcance de melhores resultados.
Corpo do artigo
O atletismo português nos Jogos Olímpicos não começou da melhor forma, com a eliminação de Marco Fortes e Patrícia Mamona nas provas de peso e triplo salto.
Marco Fortes ficou a três lugares da qualificação, ao fazer 20,06 metros, marca que ficou a quase um metro do seu recorde nacional de 21,02 metros.
Perante a 15ª posição alcançada na eliminatória, o atleta do Benfica disse não estar «totalmente desolado» mas esperava conseguir melhor.
Para Marco Fortes, o resultado hoje alcançado constitui uma evoluçaõ substancial face aos Jogos Olímpicos de Pequim, nos quais alcançou um mero 38º lugar.
«Foram quatro anos de sofrimento, de muita evolução, infelizmente as coisas não culminaram aqui, há que seguir em frente», adiantou o atleta.
Já Patrícia Mamona esteve mais perto de chegar à final do triplo salto, ao terminar a qualificação no 13.º lugar, com 14,11 metros conseguidos no primeiro ensaio. A atleta do Sporting ficou a cinco centímetros do registo que valeu o último posto de qualificação à eslovena Marija Sestak (14,16).
«É o lugar do morto. Sei que dei o meu melhor mas não aconteceu. Agora é desejar ás finalistas que tenham uma boa prova e eu tenho meetings para ver ainda consigo bater o meu recorde pessoal», comentou a atleta no final da prova.