O terceiro dia dos Europeus de atletismo de Helsínquia tem hoje como pontos altos para os portugueses as finais do triplo-salto, com a presença de Patrícia Mamona, e do lançamento do peso, com Marco Fortes.
Corpo do artigo
Para a atleta do Sporting, que salta a partir das 19:00 de Lisboa, o objetivo realista é melhorar o oitavo lugar do Europeu de Barcelona2010. A ucraniana Olha Saladuha, campeã em título, é a grande favorita.
Quanto ao benfiquista, que começa a lançar 20 minutos depois, o pódio está ao alcance, caso esteja perto do seu melhor nível - o que não tem sido o caso nas últimas semanas. O alemão David Storl, campeão mundial em 2011, parece ser o atleta mais em forma, tanto mais que o campeão olímpico, o polaco Tomas Majewski, estará ausente.
De manhã, haverá cinco portugueses em ação, com destaque para Marcos Chuva, grande candidato a um lugar na final do comprimento.
Arnaldo Abrantes e Sónia Tavares tentarão a passagem às meias-finais, a realizar da parte da tarde, nos 200 metros. Mais difíceis deverão ser as tarefas de Mónica Sousa, nos 100 metros barreiras, e de Vânia Silva, no martelo, ambas sem grandes hipóteses de seguir em frente.
A tarde deste terceiro dia dos campeonatos será quase totalmente preenchido com finais: nada menos de 12, para além do heptatlo feminino, que hoje se inicia para terminar no sábado.