Marco Fortes assegurou o sexto posto na final do lançamento do peso dos Mundiais de Atletismo ganha pelo alemão David Storl. Marcos Chuva foi décimo na final do salto em comprimento.
Corpo do artigo
O português Marco Fortes garantiu o sexto lugar no final do lançamento do peso dos Mundiais de Atletismo, que estão a decorrer em Daegu, na Coreia do Sul, ao conseguir 20,83 metros, menos seis centímetros que o seu recorde pessoal.
O atleta do Benfica, que tinha conseguido a sua melhor marca pessoal a 11 de Agosto, fez ainda mais dois lançamentos acima dos 20 metros (20,25 e 20,04) nos seis ensaios de que dispôs nesta final ganha pelo jovem alemão David Storl.
O lançador germânico passou para a frente do concurso no último ensaio com um arremesso a 21,78 metros, que passou o seu máximo pessoal, suficiente para ultrapassar a marca de 21,64 metros feito pelo canadiano Dylan Armstrong. O bielorusso Andrei Mikhnevich foi terceiro com 21,40 metros.
Por seu lado, Marcos Chuva não foi além da 10ª posição na final do salto em comprimento, depois de não ter conseguido mais que um ensaio a 8,05 metros, menos cinco centímetros do que tinha feito na qualificação.
O saltador luso, que procurava superar o recorde nacional de Carlos Calado de 1997 de 8,36 metros, uma vez que chegou a Daegu com menos dois centímetros que o máximo nacional, precisava de 8,17 metros para chegar aos três ensaios finais reservados aos primeiros oito da classificação.
Nesta final, o triunfo foi para o norte-americano Dwight Phillips que desta garantiu o seu qualrto título mundial na disciplina com 8,45 metros, adiante do australiano Michael Watt, com 8,33 metros, e do zimbabueano Ngonizashe Makusha, com 8,29 metros.