O Marítimo impôs ao Sporting a primeira derrota na Liga de futebol de 2011/12 ao ganhar por 3-2 no Estádio José de Alvalade, em Lisboa, com um golo de Babá no primeiro minuto de descontos.
Corpo do artigo
O Sporting esteve a ganhar por 1-0, com um golo de Izmailov aos 38 minutos, mas o Marítimo deu a volta ao marcador por Rafael Miranda e Sami, aos 49 e 52, para os "leões" conseguirem o empate 2-2 aos 75 por Jeffrén, antes de Babá marcar o tento decisivo.
O Marítimo, que ainda não tinha marcado qualquer golo na Liga, passou a ocupar provisoriamente o 10.º lugar, com quatro pontos conquistados em três jogos, enquanto o Sporting, que tinha empatado em casa com o Olhanense (1-1) e fora com o Beira-Mar (0-0), é 11.º com dois pontos.
No final da partida, o treinador do clube de Alvalade não tinha explicações nem para a derrota nem para a exibição.
«Não se entende a entrada da equipa na segunda parte do jogo e como sofremos daquela maneira. Situações de bola parada, como cantos em que não há agressividade defensiva e não se ataca a bola, só pode dar nisto», disse Domingos Paciência.
O técnico leonino admite ainda que «esperava mais de alguns jogadores na primeira-parte do jogo».
Por sua vez, treinador do Marítimo, Pedro Martins, sublinhou a justiça da vitória frente aos "leões": «Defrontamos uma excelente equipa. Foi um jogo difícil, mas acho que merecemos esta vitória. Foi um resultado justo por que criámos várias ocasiões de golo».
Sob a arbitragem de Pedro Proença, de Lisboa, no Estádio de Alvalade, com a assistência de 27965 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Anderson Polga, Daniel Carriço, Evaldo, André Santos, Schaars, Izmailov, Yannick (Bojinov, 54), Hélder Postiga (Van Wolfswinkel, 64) e Diego Capel (Jeffrén, 54).
Suplentes: Marcelo Boeck, Onyewu, Bojinov, Van Wolfswinkel, Jeffrén, Carrillo e Rinaudo.
Marítimo: Peçanha, Briguel, Róbson, Roberge, Rúben Ferreira, Roberto Sousa, Rafael Miranda, Olberdam (Marquinho, 83), Sami (Adilson, 89), Danilo Dias e Heldon (Baba, 65).
Suplentes: Ricardo, Marquinho, Baba, Ibrahim, Luis Olim, Adilson e João Guilherme.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Schaars (28), Olberdam (45), Izmailov (50), Anderson Polga (55), Roberto Sousa (71), Bojinov (77) e André Santos (79).