Morita e meia de controlo. Sporting regressa às vitórias frente ao Gil Vicente
Um golo e uma assistência do internacional japonês coroaram uma exibição dominadora do Sporting em Alvalade. Veja os golos.
Corpo do artigo
O Sporting venceu esta sexta-feira o Gil Vicente por 3-1, em Alvalade, e regressou às vitórias no campeonato após derrota no Bessa frente ao Boavista. Os golos dos leões foram marcados por Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves e Rochinha. Os minhotos reduziram por intermédio de Fran Navarro.
No regresso da I Liga após pausa para compromissos internacionais, Rúben Amorim foi obrigado, devido a lesões, principalmente no eixo da defesa, a mexer no onze dos verde e brancos. O espanhol José Marsà foi a maior novidade, sendo chamado à titularidade para colmatar as ausências de Sebastian Coates e Luís Neto e Ricardo Esgaio rendeu Pedro Porro.
O Gil Vicente abordou o encontro em Alvalade com uma defesa com cinco elementos e bastante focado em tardar a vantagem leonina. Nos primeiros minutos, o Sporting começou por assentar o jogo com o controlo da posse de bola e, pouco depois, passou a dominar e a conseguir criar oportunidades de perigo.
O público presente no Estádio José Alvalade levantou-se pela primeira vez aos 12 minutos, com um remate de Paulinho que encontrou as redes da equipa adversária. Ainda assim, a felicidade durou poucos minutos, pois o golo foi anulado por fora de jogo do avançado, quando recebeu a bola de Nuno Santos.
https://tsf.vsports.pt/embd/78679/m/11938/tsf/5be14026ded997bb8c0dc335f8c1aa2d?autostart=false
O internacional português não marcou, mas quis continuar como protagonista, e retribuiu a cortesia com que Nuno Santos o tinha presenteado antes e começou a jogada do primeiro golo. Não foi aos 12, mas foi aos 16 minutos que os leões chegaram à vantagem no marcador, por intermédio de Hidemasa Morita, que deslizou para aproveitar a assistência do extremo que atua com a camisola 11.
Apesar de a vantagem estar assegurada, o Sporting demonstrava querer mais. Num período em que se praticou futebol de boa qualidade no relvado, o segundo tento leonino foi a personificação disso mesmo. Hidemasa Morita, com um toque de calcanhar, encontrou Pedro Gonçalves que, com um defesa pela frente, logo tratou de o deixar fora da jogada e encontrar ar limpo para se focar somente na baliza defendida por Andrew e aumentar a vantagem.
https://tsf.vsports.pt/embd/78681/m/11938/tsf/dc69f45af57eb9f163b631f536e78af6?autostart=false
No momento em que as três equipas recolheram aos balneários, os leões venciam e convenciam os adeptos que se deslocaram a Alvalade. O Gil Vicente era um mero espetador do domínio leonino durante os primeiros 45 minutos, com o resultado fixado em 2-0.
A segunda parte começou e o Sporting continuava a criar oportunidades para aumentar a vantagem. Em frente à baliza dos minhotos, no entanto, a inspiração não terminava com mais golos e os gilistas aproveitaram para construir as primeiras jogadas de maior perigo no encontro, provocando alguns calafrios à defesa verde e branca.
Ao contrário do demonstrado na primeira metade, os leões não demonstravam criatividade e coesão defensiva, entregando o domínio que tinha tido até então. O Gil Vicente, principalmente por Fran Navarro, tentava reduzir e entrar de novo na disputa do jogo.
https://tsf.vsports.pt/embd/78690/m/11938/tsf/6b3f0ad2d91dd44d571d877373875c15?autostart=false
O período de apatia do Sporting terminava com uma boa jogada coletiva para aumentar a contagem, aproveitando o desnorte defensivo do adversário. O leão podia ficar mais descansado após o primeiro golo de Rochinha com a camisola da equipa de Alvalade, na sequência de uma jogada individual, aos 82 minutos.
Fran Navarro, que já tinha, durante todo o jogo, tentado reduzir para o Gil Vicente, conseguiu o golo de consolação para os minhotos já no período de compensação. O avançado espanhol fechou, assim, as contas do jogo em 3-1.
https://tsf.vsports.pt/embd/78692/m/11938/tsf/a45314850b02b8e7421da296f28c880a?autostart=false
Na classificação, o conjunto comandado por Rúben Amorim passou a contar 13 pontos, colocando-se, à condição, a um do Casa Pia, sexto colocado, enquanto o Gil Vicente manteve-se com nove, na 10.ª posição.
Onze do Sporting: Adán; Marsà, Gonçalo Inácio e Matheus Reis; Ricardo Esgaio, Morita, Manuel Ugarte e Nuno Santos; Pedro Gonçalves, Trincão e Paulinho
Onze do Gil Vicente: Andrew; Danilo, Lucas, Tomás Araújo, Rúben Fernandes, Adrían Marín; Vítor Carvalho, Fujimoto; Kevin, Murilo e Fran Navarro
Suplentes do Sporting: Franco Israel e André Paulo; St Juste, Alexandropoulos, Marcus Edwards, Rochinha, Fatawu e Arthur Gomes
Suplentes do Gil Vicente: Kritciuk; Né, Carraça, Mizuki, Boselli, Tiba, Henrique Gomes, Matheus Bueno e Elder Santana