Martínez diz que organização conjunta do Mundial 2030 "deixará um legado único"
O Campeonato do Mundo de 2030 vai ser organizado por Portugal, Espanha e Marrocos, com os três primeiros jogos a disputarem-se na Argentina, Uruguai e Paraguai.
Corpo do artigo
O selecionador Roberto Martínez considerou hoje que o Campeonato do Mundo de futebol de 2030, organizado por Portugal, Espanha e Marrocos, deixará um "legado único" e é "uma alegria muito grande para o povo português".
"Ter o primeiro Mundial da história é uma amostra do trabalho da federação e uma alegria muito grande para o povo português. Deixará um legado único. Os sonhos dos miúdos de 12 ou 13 anos de poderem jogar um Mundial em casa... é essa a razão pela qual trabalhamos no futebol", manifestou o técnico espanhol, em conferência de imprensa.
Roberto Martínez, que falava à comunicação social depois de divulgar a lista de 26 convocados para os embates com a Eslováquia e Bósnia, de qualificação para o Euro 2024, revelou que gostaria de ser o selecionador luso em 2030.
"Gostaria disso [de ser selecionador de Portugal no Mundial 2030], porque seria uma fase de apuramento muito fácil. É uma grande alegria, acredito que o futebol é uma oportunidade para inspirar, marcar o país e vocês [portugueses] têm experiência do Euro2004. É uma grande notícia", concluiu.
Portugal e Marrocos vão acolher pela primeira vez jogos de um Mundial, com a repetente Espanha, que acolheu a competição em 1982, na 24.ª edição que terá jogos inaugurais em Uruguai, Argentina e Paraguai, como forma de celebrar o centenário do primeiro torneio disputado em solo uruguaio.
Esta vai ser a primeira vez que um Mundial vai ser repartido por seis países, depois de ser pela primeira vez jogado em três, em 2026, que tem como coanfitriões Canadá, México e Estados Unidos.
Até agora, a única organização conjunta foi protagonizada por Coreia do Sul e Japão, no Mundial2002.
A candidatura ibérica arrancou em outubro de 2020, tendo, dois anos depois, sido alargada à Ucrânia, já após a invasão russa, e, em março último a Marrocos, sendo que a saída ucraniana nunca foi oficializada.
Portugal estreia-se em Mundiais, depois de ter recebido o Euro 2004, a Espanha o Euro 1964 e o Mundial 1982, enquanto Marrocos já acolheu a Taça das Nações Africanas (CAN) em 1988.