Um golo tardio de Matias Fernández, na marcação de um livre direto, garantiu esta noite ao Sporting a vitória sobre a União de Leiria, em jogo da 25ª jornada da Liga.
Corpo do artigo
Veja aqui as melhores jogadas do encontro.
O jogo era importante para as duas equipas, mas foi o Sporting a garantir os três pontos e a manter-se na luta pelo quarto lugar, com o Marítimo.
Os "leões" jogaram sem diversos titulares e fizeram o quanto baste para arrancar um triunfo difícil no campo da União de Leiria, que fica numa situação ainda mais difícil para fugir à despromoção.
O Sporting apresentou-se com uma equipa muito diferente da que venceu o Metalist, na quinta-feira, para a Liga Europa. Sá Pinto deu descanso a Polga, João Pereira, Schaars, Izmailov, Capel e Wolfswinkel, a pensar na segunda mão com os ucranianos, na próxima quinta-feira.
Na Marinha Grande surgiram de início Arias, Evaldo, André Martins, Renato Neto, Carrillo e Rubio, além de Elias, que não pode jogar na Liga Europa. As mudanças não afetaram o Sporting, que entrou com energia e pressionante.
A primeira situação de golo, contudo, foi da União de Leiria, aos 3 minutos, quando Xandão confiou que a bola saía e deixou fugir Bruno Moraes, mas Rui Patrício salvou o golo.
O Sporting tomou conta do jogo depois, cortando os caminhos à União de Leiria logo à saída da área de Oblak. Os "leões" conseguiram meia hora de bom nível, que só não deu frutos devido à falta de pontaria de Insua.
O argentino falhou um golo isolado aos 06 minutos, atirando ao lado, e, aos 23, desperdiçou nova oportunidade, rematando por cima após cruzamento de Arias.
A União de Leiria sentiu muitas dificuldades para chegar à frente. Numa das raras situações em que a equipa de José Dominguez se libertou, Bruno Moraes voltou a ameaçar Rui Patrício, aos 16 minutos, mas o remate saiu com pouca força.
Com o aproximar do intervalo, o Sporting perdeu dinâmica, mas sempre que acelerava criava perigo.
Ao intervalo, Sá Pinto lançou Schaars mas os "leões" abrandaram na segunda parte.
Ao contrário, a União de Leiria melhorou com a entrada de Barkroth, ganhando alguma velocidade e posse de bola. O jogo ficou mais equilibrado, mas mais pela quebra dos visitantes.
Aos 70 minutos, parte do sistema elétrico do Estádio Municipal da Marinha Grande falhou, o que levou à interrupção do jogo durante cerca de dez minutos.
Depois da interrupção inesperada, o Sporting continuou cada vez mais a passo e a União de Leiria a errar quase todos os passes do meio-campo para a frente.
Os últimos minutos animaram, mas apenas em lances de bola parada: Marcos Paulo, de livre, viu Rui Patrício negar o golo aos 84 minutos.
Mais eficaz foi Matias Fernández, que resolveu o encontro também de livre, aos 90+12 minutos, num remate bem colocado, junto ao poste direito da baliza de Oblak.
Djaniny ainda teve o empate nos pés, aos 90+13 minutos, mas atirou às malhas laterais, e o Sporting saiu da Marinha Grande com a quinta vitória fora de portas da época, colocando termo a um ciclo de sete jogos sem ganhar como visitante, que se prolongava desde 30 de outubro de 2011.
Ficha de jogo:
Marcadores:
0-1, Matias Fernández, 90+12'
Equipas:
- União de Leiria: Oblak, Ivo Pinto, Haas, Edson, Shaffer, Marco Soares, Keita (Barkroth, 62), Marcos Paulo, John Ogu, Cacá (Elvis, 90+7) e Bruno Moraes (Djaniny, 86).
Suplentes: Luiz Carlos, Manuel Curto, Barkroth, Luís Leal, Djaniny, Elvis e Hugo Gomes
- Sporting: Rui Patrício, Santiago Arias, Daniel Carriço, Xandão, Evaldo, Renato Neto (Schaars, 46), Elias (Wolfswinkel, 90), Carrillo, André Martins (Matias Fernández, 64), Insua e Diego Rubio.
Suplentes: Marcelo Boeck, Schaars, Wolfswinkel, Matias Fernández, Jeffrén, André Santos e Sebastian Ribas
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Haas
A assistir a este encontro no Estádio Municipal da Marinha Grande estiveram cerca de quatro mil espectadores.