A 27ª edição da meia-maratona de Lisboa acontece este domingo. A organização confirma a inscrição de 35 mil pessoas, incluindo 7.500 participantes estrangeiros.
Corpo do artigo
A meia-maratona que atravessa a Ponte 25 de Abril continua a atrair atletas profissionais e amadores de todo o mundo. Ouvido pela TSF, o presidente do Maratona Clube de Portugal e organizador da prova confirma a inscrição de 35 mil pessoas de 64 países diferentes e lembra que este é um recorde impossível de bater por motivos de segurança na ponte.
Carlos Móia acredita que o Turismo de Lisboa também fica a ganhar com a realização da meia-maratona que este ano chega à 27ª edição. Entre esta prova e a maratona de Outubro, o atletismo será responsável por milhares de dormidas na capital.
Entre os 35 mil participantes, há várias estrelas do atletismo, incluindo atletas olímpicos. Na prova feminina vão estar presentes, entre outras, a queniana Vivian Cheruiyot, campeã olímpica dos 5.000 metros e vice-campeã olímpica dos 10.000, e a etíope Mare Dibaba, campeã mundial da maratona em 2015.
Na prova de leite vão estar ainda a etíope Ruti Aga, vencedora da última edição e as atletas nacionais Sara Moreira, campeã europeia da meia-maratona, Dulce Félix, atual vice-campeã europeia dos 10.000 metros, e Jéssica Augusto, bronze na meia-maratona dos europeus de 2016.
A prova masculina conta com atletas como o eritreu Nguse Amloson, vencedor da última edição e os atletas nacionais Hermano Ferreira, José Moreira, Ricardo Ribas e Rui Teixeira.
A realização da prova vai afetar o trânsito este fim de semana em Lisboa. Veja todas as informações aqui.