"Meses difíceis mudaram a minha forma de pensar, na competição e na vida." Tiago Monteiro está de volta
O piloto português esteve fora das pistas durante mais de um ano, depois de um acidente grave em Barcelona. Agora quer regressar à competição para colocar uma pedra sobre meses de receios e incerteza.
Corpo do artigo
Afastado das pistas desde setembro do ano passado, o piloto português Tiago Monteiro está de volta à competição no final deste mês, numa prova do mundial de carros de turismo no Japão. Um regresso que, segundo diz, serve para afastar receios e deixar para trás meses de incerteza.
Em entrevista à TSF, o piloto português explica como foram os meses de recuperação, depois do acidente na capital da Catalunha. "Houve momentos muito difíceis, não só pela dor física, mas também psicológica." Houve dúvidas sobre a possibilidade de regressar à competição, mas também sobre "a hipótese de voltar a ter uma vida normal".
"Ao longo dos meses foi feita uma avaliação pelos médicos para perceber quando poderia voltar", conta Tiago Monteiro. O primeiro contacto com o asfalto aconteceu durante o verão, "mas apenas em treinos". Falta o passo seguinte. "Agora, os médicos consideram que há que fazer um teste em contexto real."
O piloto português sofreu um acidente em setembro de 2017 depois de uma falha mecânica no carro que conduzia em Barcelona, numa sessão de treinos. Esteve internado várias semanas e perdeu a fala e o andar durante algum tempo, mas não foram detetadas lesões na coluna vertebral, o que permitiu a recuperação nos meses seguintes.
"Foi um período longo e difícil, mas que reforçou a minha vontade, as minhas decisões e forma de pensar na vida." Mostra-se satisfeito por voltar a fazer aquilo que mais gosta.
Agora a preparar o regresso em Tóquio, Tiago Monteiro considera que, naquela prova, "o objetivo desportivo é secundário". Vai servir para afastar receios e ganhar confiança para preparar um regresso em grande já na próxima temporada desportiva.