A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim poderá ser perturbada por chuvas fortes e tempestades, alertaram este domingo os meteorologistas chineses. As autoridades temem ainda tufões em Hong Kong e um ciclone no porto de Qingdao.
Corpo do artigo
A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, a 8 de Agosto, poderá ser perturbada por chuvas fortes e tempestades, anunciou o Instituto de Meteorologia da capital da China, numa conferência de imprensa que decorreu num dia muito soalheiro.
Os meteorologistas confirmaram assim os receios dos organizadores que sempre afirmaram que a chuva era a maior ameaça para a cerimónia de 8 de Agosto, já que o estádio Olímpico Pequim 2008, conhecido como “O Ninho de Pássaro”, não é coberto.
«No dia 8, o tempo em Pequim estará muito nublado e haverá chuva e tempestades», disse a directora-adjunta do instituto.
No entanto, ainda não é possível prever se a chuva vai cair durante o espectáculo onde vão participar cerca de dez mil figurantes e que contará com fogo-de-artifício.
«A nossa tecnologia ainda está numa fase experimental», frisou Zhang Qiang, cuja missão é afastar as nuvens antes que cheguem a Pequim. «De momento só conseguimos trabalhar com nuvens pequenas. Se estiverem reunidas as condições, podemos tentar fazer alguma coisa», acrescentou.
Em relação aos tufões, outro receio das autoridades de Pequim, estimam-se que dois ou três fustiguem Hong Kong, afectando assim as provas de equitação.
Além disso, os meteorologistas alertam que um ciclone está a ameaçar o porto de Qingdao, onde vão decorrer as provas de vela.