
Michael Phelps
Epa
O nadador norte-americano Michael Phelps tornou-se no atleta mais titulado na história dos Jogos Olímpicos, ao reunir onze medalhas de ouro, depois de somar mais duas esta quarta-feira, com as vitórias nos 200 mariposa e nos 4x200 livres masculinos.
Phelps, que persegue ainda o objectivo de conquistar oito medalhas de ouro em apenas uma edição de Olímpiadas, superando assim o máximo do também norte-americano Mark Spitz, tem conseguido ainda o feito de juntar aos títulos novos máximos mundiais.
Nas cinco finais disputadas por Phelps, que integrou também as estafetas 4x100 e 4x200 metros livres, foram batidos os máximos mundiais.
Phelps, que juntou os cinco títulos já alcançados aos seis conquistados em Atenas2004, conquistou o ouro e bateu o recorde mundial dos 200 metros livres e dos 400 metros estilos.
Com este feito, Phelps ultrapassa um grupo de quatro atletas que tinha conquistado um total de nove medalhas em Jogos Olímpicos, nomeadamente o atleta finlandês Paavo Nurmia, ginasta soviética Larysa Latynina, o nadador norte-americano Mark Spitz e o sprinter norte-americano Carl Lewis.
Além de ainda estar na corrida às oito medalhas numa única edição dos Jogos, Michael Phelps pode também bater outros recordes, como o de atleta masculino com mais medalhas olímpicas, podendo chegar às 16 e superar as 15 conquistadas pelo ginasta da ex-União Soviética Nikolai Andrianov.