Derrota nos descontos (3-2) leva decisão da qualificação para a última jornada. Veja os golos.
Corpo do artigo
O SC Braga perdeu esta quinta-feira contra o Midtjylland e falha a oportunidade de garantir já a qualificação para a fase seguinte da Liga Europa. Os bracarenses andaram sempre atrás do resultado e um penálti convertido por Evander nos descontos deixou a equipa portuguesa a precisar de ganhar na última jornada
Depois da goleada para a Taça de Portugal - 6-0 frente ao Santa Clara - o SC Braga deslocou-se à Dinamarca para defrontar o Midtjylland para a penúltima jornada da fase de grupos da Liga Europa. Carlos Carvalhal manteve a aposta em Vitinha na frente de ataque, depois do póquer no fim de semana, e lançou Lucas Mineiro para o lugar de Al Musrati.
O SC Braga entra com o pé esquerdo no jogo na Dinamarca. Logo aos dois minutos de jogo, Erik Sviatchenko fez o primeiro golo para o Midtjylland. No seguimento de um lançamento de linha lateral no lado esquerdo do ataque norueguês, a bola sofreu uma série de ressaltos na área bracarense e acabou nos pés do defesa do Midtjylland, que só teve de encostar.
Após o golo, o SC Braga começa a conseguir ter mais bola e tentar chegar mais à frente, enquanto os dinamarqueses vai recuando no terreno e a optar por jogar direto nos avançados.
Ao 21.º minuto do jogo, num lance a meio campo, André Castro recebe o primeiro cartão amarelo do jogo, por causa de uma entrada um pouco mais impetuosa.
O SC Braga vai controlando a posse de bola, mas a partida continua muito amarrada a meio campo e as oportunidades de golo nem pelos dedos se contavam.
O Braga marca à passagem do minuto minuto 43, por Ricardo Horta. Numa jogada pelo lado direito do ataque, Iuri Medeiros recebe a bola e mete-a nas costas da defesa, onde aparece a referência bracarense a atirar cruzado para o fundo da baliza.
O CAPITÃO @ricardohorta_ mostra o caminho do golo!@SCBragaOficial #sporttvportugal #uefa #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #scbraga #braga #scb #fcmidtjylland #midtjylland #FCMSCB #RicardoHorta #Horta pic.twitter.com/KonWlD8Kyr
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 25, 2021
Pouco depois, Vitinha surge num ataque rápido e, com um adversário pela frente, puxa para o lado e remata ao lado da baliza defendida por Lössl. Pouco depois surgiu apito para o intervalo.
Apesar dos 59% de posse de bola, o SC Braga não teve muitas chegadas à área adversária. Ao intervalo, o Braga tinha cinco remates e apenas o que deu o golo de Ricardo Horta foi à baliza. O Midtjylland tinha três remates, um deles à baliza (o golo).
A segunda parte da partida começa tão mal como a primeira. Bola longa da esquerda para a direita, onde Joel Andersson envia a bola de cabeça para o desvio de Gustav Isaksen. Golo do avançado dinamarquês que recoloca o Midtjylland na frente.
Os Dinamarqueses voltam para a frente do marcador.#sporttvportugal #uefa #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #scbraga #braga #scb #fcmidtjylland #midtjylland #FCMSCB pic.twitter.com/BHnJ1e8es0
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 25, 2021
No minuto seguinte ao golo, Galeno quase chegou a um novo empate, após uma grande jogada individual pela esquerda, mas o remate saiu à barra. Pouco depois, o guarda-redes Lössl agarrou uma bola atrasada por um defesa dentro da área e o árbitro deu livre indireto a favorecer os bracarenses. Iuri Medeiros tentou o golo, mas Paulinho desviou a bola do caminho da baliza.
Aos 58 minutos, Carlos Carvalhal mexeu pela primeira vez no jogo. Chiquinho entrou para o lugar do amarelado André Castro.
Perto do minuto 60, o Midtjylland ameaçou o terceiro golo por duas vezes. Primeiro, Joel Andersson com um remate perigoso por cima e, depois, Evander de fora de área atirou à figura de Tiago Sá.
Mais perto ainda esteve no minuto 68. Yan Couto fez um mau atraso que isolou Gustav Isaksen. O avançado do Midtjylland tirou Tiago Sá da frente, mas o remate embateu em cheio na trave. Logo a seguir, o SC Braga ressurgiu no jogo. Na sequência de um canto e alguma confusão na área, Bruno Rodrigues rematou muito perto do alvo.
Sem gostar muito do jogo, Carlos Carvalhal escolheu o minuto 72 para lançar três novas peças para o campo: Francisco Moura, Mário González e Abel Ruíz renderam Bruno Rodrigues, Vitinha e Iuri Medeiros. No outro lado, Júnior Brumado e Paulinho saíram para entrarem Charles e Nicolas Dyhr.
Midtjylland novamente muito perto do golo a 8 minutos do final do tempo regulamentar. Charles surgiu isolado na cara de Tiago Sá, mas o guarda-redes português levou a melhor.
Logo a seguir, surge o golo da noite. Galeno, na quina da área, puxa para dentro e remata em arco, sem hipóteses para o guarda-redes dinamarquês. O Braga empata muito perto do final do jogo.
O QUE FOI ISTO, GALENO! @SCBragaOficial #sporttvportugal #uefa #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #scbraga #braga #scb #fcmidtjylland #midtjylland #FCMSCB #Galeno pic.twitter.com/PpmoAkP9Sc
- SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 25, 2021
Contudo, na compensação, Diogo Leite derruba um adversário dentro da área. Após consulta do VAR, Matej Jug concedeu grande penalidade que Evander converte.
O jogo terminou logo a seguir, com o Braga a perder por 3-2. No novo formato da Liga Europa, os vencedores de cada grupo apuram-se para os oitavos, enquanto os segundos colocados são obrigados a disputar um play-off com as equipas despromovidas da Liga dos Campeões, que apura mais oito. Neste momento, o Braga está em segundo lugar a um ponto do Estrela Vermelha. Para garantir a qualificação para os oitavos de final, os bracarenses têm de ganhar aos sérvios na última jornada.
Onze do Midtjylland: Lössl; Dalsgaard, Sviatchenko, Juninho; Andersson, Onyedika, Evander, Paulinho; Isaksen, Sisto e Júnior Brumado
Onze do SC Braga: Tiago Sá; Paulo Oliveira, Bruno Rodrigues, Diogo Leite; Yan Couto, André Castro, Lucas Mineiro, Galeno; Iuri Medeiros, Ricardo Horta e Vitinha
Suplentes do Midtjylland: Ólafsson, Cools, Dyhr, Sørensen, Charles, Cajuste, Fraulo, Marrony, Mads Hansen, Lind e Simsir
Suplentes do SC Braga: Lukáš Horníček, Raúl, Fabiano, Moura, André Horta, Chiquinho, Gorby, Abel Ruiz, Piazon, Mario González, Rodrigo Gomes e Roger