O piloto português foi segundo classificado no Grande Prémio da Alemanha de Moto2, nona prova do Mundial de motociclismo de velocidade, disputado no Sachsenring, em Hohenstein-Ernstthal.
Corpo do artigo
Miguel Oliveira, que largou a sexta posição da grelha, ainda liderou a corrida na penúltima volta, mas o italiano Franco Morbidelli (Kalex), líder do Mundial, retomou o comando à entrada da última volta e assegurou o seu sexto triunfo no campeonato.
O piloto de Almada conseguiu o seu terceiro pódio da época, após o segundo lugar na Argentina e o terceiro em Espanha, e ascendeu à terceira posição do campeonato do mundo, com 114 pontos, atrás de Morbidelli (173) e do suíço Thomas Luthi (136).
Oliveira beneficiou do abandono de Luthi e do espanhol Alex Márquez (Kalex), que caiu para quarto lugar, com menos um ponto do que o português.
Numa das corridas mais renhidas da época, Morbidelli completou as 29 voltas (106,459 km) em 41.05,137 minutos e cortou a meta com Miguel Oliveira 'colado' à traseira da sua mota, a somente 66 milésimos. O italiano Francesco Bagnaia (Kalex) completou o pódio, terminando a pouco mais de meio segundo.
Depois de cair para o sétimo lugar após a partida, Oliveira já era quarto na quinta volta, graças a algumas ultrapassagens e à queda de Márquez. A ultrapassagem ao alemão Sandro Cortese na volta sete e a queda a Luthi na 12.ª colocaram o português na perseguição direta a Morbildelli.
Miguel Oliveira, que pouco antes já tinha estabelecido o recorde da pista (1.24,483), estava então a dois segundos do italiano e fez uma enorme recuperação para alcançar o líder do Mundial e protagonizar um final de corrida emocionante.
Uma ultrapassagem na zona onde era mais rápido ainda o levou ao primeiro lugar, mas a velocidade de ponta da Kalex de Morbidelli e a travagem tardia no final da reta da meta, devolveram o comando ao italiano na entrada da última volta.
Depois de ter sido vice-campeão mundial de Moto3 em 2015, Miguel Oliveira subiu à categoria intermédia no ano passado e está a cumprir a segunda temporada e Moto2, cuja décima prova é o Grande Prémio da República Chweca, em Brno, marcado para 06 de agosto.