Ao nascer do dia, milhares de pessoas começaram a chegar a Lisboa de comboio, avião ou automóvel. O aeroporto da Portela vai bater o recorde de tráfego aéreo e, na cidade, muitas avenidas e ruas vão estar cortadas.
Corpo do artigo
São milhares de pessoas que vão continuar a chegar esta manhã, em mais de 200 autocarros, cinco ligações especiais de comboio e centenas de voos. O aeroporto de Lisboa vai bater o recorde de tráfego aéreo, com 740 aterragens e descolagens.
Na cidade, muitas avenidas vão estar cortadas, a servir de parque de estacionamento para as centenas de autocarros.
A PSP aconselha a utilização dos transportes públicos e tanto a Carris e como o Metro reforçaram as ligações. Nas linhas azul, amarela e vermelha do Metropolitano, vai haver um reforço a partir das 15:00.
A Carris reforçou nove ligações e criou um serviço expresso entre o Rossio e Calhariz do Benfica, mas, por causa dos cortes no trânsito, dez carreiras foram alteradas, sobretudo na zona da Baixa e do Marquês de Pombal. Outras duas ligações: do elétrico 12 e o autocarro 737 vão mesmo ser suspensas durante o dia de hoje.
Milhares de agentes estão destacados para a mega operação de segurança e, pela primeira vez, a polícia vai usar um drone, equipado com duas câmaras.
A autorização foi dada pela Comissão Nacional de Proteção de Dados e a polícia vai assim, usar o drone, na vigilância de três áreas essenciais: a zona do Estádio da Luz e as duas áreas destinadas aos adeptos, o Rossio e o alto do parque Eduardo VII.
É a primeira final europeia que põe frente a frente duas equipas da mesma cidade. O jogo entre Real e Atlético de Madrid está marcado para a hora dos campeões, 19:45. Um jogo que deve ser visto por 380 milhões de pessoas em cerca de 200 países.
Antes do jogo, a UEFA montou um festival na Praça do Comércio, por onde vão passar ao inicio da tarde Nani e Ruben Amorim. Ontem, estiveram neste festival antigos jogadores como Futre e Luís Figo.