
Scolari durante o treino da selecção nacional
Lusa
A festa do Dia de Portugal foi antecipada este domingo em Neuchâtel, aproveitando os festejos da vitória de Portugal contra a Turquia no Euro2008. Jorge Sampaio, que almoçou com os jogadores, mostrou-se impressionado com o apoio das comunidades portuguesas.
Corpo do artigo
Doze mil pessoas dentro de um estádio a assistir ao treino da selecção portuguesa de futebol e mais de cinco mil no exterior assinalaram os festejos do Dia de Portugal, de Camões e
das Comunidades Portuguesas, em Neuchâtel, na Suíça.
Excepcionalmente comemorado este domingo na Suíça, o 10 de Junho transformou a pequena cidade numa colorida casa portuguesa, onde se viram milhares de pessoas trajadas com as cores alusivas a Portugal.
A vitória deste sábado frente à Turquia na estreia do Euro2008 ajudou à boa disposição reinante entre os portugueses, apesar do simbolismo do Dia de Portugal não ter sido esquecido.
Entretanto, Jorge Sampaio, que almoçou com os jogadores em Neuchâtel, mostrou-se impressionado com o apoio que os emigrantes portugueses na Suíça dedicam à selecção nacional e elogiou o «bom início» da participação portuguesa no Euro2008.
«O que impressiona sobretudo é o apoio das comunidades portugueses na Suíça e nos países» vizinhos, que é «absolutamente extraordinário» e acaba por dar às pessoas presentes no local um «reforço da identidade» portuguesa.
Residem oficialmente na Suíça 189 mil portugueses, 12 mil dos quais em Neuchâtel, cidade na qual trabalham, sobretudo, nos sectores da construção civil e hotelaria.