Mina, um "gigante consagrado” que não é “muito rápido” mas sabe recuperar a posição
O treinador brasileiro Cuca foi buscar Yerry Mina ao futebol colombiano: correspondeu no Brasil com boas exibições e golos.
Corpo do artigo
Em duas temporadas ao serviço do Palmeiras, Yerry Mina transformou-se rapidamente numa figura do Palmeiras campeão com o treinador Cuca. Na TSF, o técnico brasileiro lembra os nove golos marcados em duas temporadas pelo gigante defesa central, um jogador que seguiu para a Europa e que agora está na agenda do FC Porto.
“Mina é um jogador consagrado. Um grande profissional e alguém que tem um excelente carácter. Se o FC Porto o levar vai fazer um excelente negócio”, resume Cuca, técnico que no Brasil já passou por Corinthians, Atlético Mineiro, São Paulo, Santos, Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Grêmio.
O central tem 29 anos e é suplente na Fiorentina. Depois das passagens pelo Barcelona e pelo Everton, o internacional colombiano está na agenda dos dragões a seis meses do final do contrato. À exceção do período em Barcelona - apenas seis jogos -, Mina marcou golos em todas as temporadas.
“Em 2016, quando era treinador do Palmeiras, fui buscá-lo à Colômbia. Fomos campeões brasileiros e ele fez muitos golos”, lembra o técnico.
Além da ajuda nas bolas paradas ofensivas, o central tem outros predicados: “É um excelente defesa, um jogador grande, não é muito rápido no arranque, mas numa distância média tem uma recuperação fantástica. Se estiver nas condições físicas ideais, é um excelente jogador.”
Yerry Mina soma 47 jogos pela seleção da Colômbia e já marcou sete golos pelos cafeteros.
