Foi pioneiro em mostrar o futebol japonês ao mundo, no italiano Génova, e tenciona jogar até aos 60 anos. Miura passou também pelo Brasil, Croácia e Austrália.
Corpo do artigo
O japonês Kazuyoshi Miura, do Yokohama FC, da segunda liga do futebol japonês, superou no domingo o registo do inglês Stanley Matthews, ao somar o segundo jogo como profissional depois dos 50 anos de idade.
Conhecido por 'Kazu', nasceu a 26 de fevereiro de 1967 e superou o recorde de Stanley Matthews, estabelecido no jogo entre o Stoke City e o Fulham, em 1965, ao atuar no empate com o V-Varen Nagasaki, com 50 anos e sete dias, dois dias mais velho que o inglês.
"Não sinto que ultrapassei uma lenda como Stanley Matthews. Posso apenas tê-lo superado em termos de longevidade, mas nunca vou ser capaz de igualar as suas estatísticas e a sua carreira", admitiu o avançado japonês.
O futebolista, quem em 2012 ainda "deu uma perninha" à seleção de futsal japonesa, no Mundial de 2012, que jogou com 45 anos, superou o recorde ao jogar 54 minutos frente ao V-Varen Nagasaki, uma semana após ter atuado pouco mais de uma hora na vitória do Yokohama FC sobre o rival Matsumoto Yamaga, por 1-0.
O anterior detentor do recorde, Stanley Matthews, desfrutou de uma longa carreira de 33 anos, ao serviço do Stoke City e do Blackpool, durante a qual venceu 84 títulos em Inglaterra, ao longo de 701 jogos, tendo marcado 71 golos. Vestiu por 54 vezes a camisola da seleção. Morreu a 23 de fevereiro de 2000, aos 85 anos, Stanley Matthews foi ainda o primeiro futebolista a ser agraciado com o título de Cavaleiro do Império Britânico.