Foram várias as modalidades que fizeram com que as Olimpíadas de Londres 2012 ficassem para a história dos Jogos. Terminados que estão os 17 dias de jogos, a TSF relembra agora alguns dos atletas que se tornaram heróis.
Corpo do artigo
Boxe feminino
O boxe feminino foi, pela primeira vez, uma modalidade presente nos Jogos Olímpicos em Londres 2012.
Cerca de 10 mil pessoas assistiram ao primeiro combate olímpico, que pôs frente a frente as pugilistas Eleva Savelyeva, da Rússia, e Kim Hye Soon, da Coreia do Norte.
A Excel Arena de Londres ficou esgotada para o combate que acabou por dar a vitória à pugilista russa, na categoria de peso mosca (até 51 quilos).
Nesta categoria, a britânica Nicola Adams acabou por garantir a medalha de ouro.
Na sua estreia,em Jogos Olímpicos, o boxe feminino apenas teve três escalões: moscas, ligeiros e médios.
O título da categoria leve (até 60kg) ficou com a irlandesa Katie Taylor, que derrotou a russa Sofya Ochigava e garantiu o primeiro ouro do país nos jogos 2012.
Taylor é considerada como a melhor pugilista de todos os tempos, o que lhe rendeu a alcunha de «Tyson de saias».
Também nesta categoria, a brasileira Adriana Araújo fez história ao conquistar a 100ª medalha olímpica para o país ao receber o bronze ao lado da atleta do Tajiquistão, Mavzuna Chorieva.
Na categoria de peso-médio (até 75 quilos), a americana Claressa Shields, com apenas 17 anos, arrecadou a medalha de ouro. Venceu a russa Nadezda Torlopova, deixando-a com a prata
China e Cazaquistão ficaram com o bronze, com Jinzi Li e Marina Volnova, respetivamente.
Ciclismo
Bradley Wiggins foi o nome mais falado no ciclismo em Londres 2012. Deu à Grã-Bretanha o ouro no contrarrelógio, tornando-se assim no atleta olímpico mais medalhado do seu país com um total de sete medalhas (quatro de ouro, uma prata e duas de bronze).
O ciclista, de 32 anos, confirmou o favoritismo e venceu o ouro depois de, dez dias antes, ter sido o primeiro britânico a vencer o Tour de França.
O triunfo na estrada coube a Alexandre Vinokourov que, aos 38 anos, deixou o ciclismo com esta medalha de ouro.
Também com 38 anos de idade, a norte americana Kristin Armstrong revalidou o título no contrarrelógio, dois anos depois de ter sido mãe. Com esta medalha, Armstrong anunciou também o final de carreira.
Ginástica artística
A norte-americana Gabrielle Douglas tornou-se na grande figura da ginástica artística destes Jogos Olímpicos Londres 2012. Ela foi a primeira mulher negra a vencer o concurso individual feminino e ajudou os Estados Unidos a vencer coletivamente, o que não acontecia há 16 anos.
Gabrielle Douglas somou ainda, em individuais, o ouro em barras assimétricas e uma medalha de prata, no solo.
Na competição masculina, o destaque foi para o atleta brasileiro Artur Nabarette Zanetti, que venceu a competição de argolas. O Brasil ganhou, pela primeira vez, uma medalha de ouro nesta modalidade.
Para a história, entra também Epke Zonderland que, ao vencer na barra fixa, deu também o primeiro ouro à Holanda na modalidade.
Atletismo
Terminou em último lugar mas não deixou de fazer história nestas olimpíadas.
Sarah Attar tornou-se na primeira mulher saudita a competir nos Jogos Olímpicos, em atletismo, e com um lenço na cabeça.
No passado dia 8 de agosto, a atleta acenou para a multidão presente no estádio olímpico quando o seu nome foi anunciado e, três minutos depois, Attar partiu para os 800 metros, arrancando vozes de entusiasmo dos cerca de 80 mil espetadores.
Apesar dos 19 graus de temperatura, Attar vestia uma camisa verde de mangas compridas, legguins pretas e levava um lenço branco na cabeça
Sarah Attar fez 2.44,95 minutos, bem atrás da vencedora Janeth Jepkosgei, com 2.01,04 minutos.