O tenista português Frederico Gil qualificou-se para a segunda e última ronda do torneio de qualificação de Monte Carlo, primeira prova do ano da categoria 1000 em terra batida (Masters) do circuito profissional.
Corpo do artigo
Frederico Gil, oitavo favorito no "qualifying" e número 84 do Mundo, superiorizou-se ao espanhol Arnau Bruges-Davi, 167.º do "ranking", em três "sets", pelos parciais de 1-6, 7-6 (7-5) e 7-5.
Para conquistar uma das sete vagas disponíveis no quadro principal por intermédio do "qualifying", Gil terá agora de bater o belga Steve Darcis, o jogador mais cotado nesta fase do torneio (67.º).
O belga beneficiou da desistência do francês Sebastien Couberes, que recebeu um convite ("wild card") da organização, quando vencia o segundo "set" por 1-0 (ganhou o primeiro por 6-2).
Couberes foi forçado a abandonar devido a uma entorse num tornozelo.
Na única vez que Darcis e Gil se defrontaram no circuito principal, levou a melhor o belga, em 2011, na primeira eliminatória da edição inaugural do torneio norte-americano Winston-Salem (Carolina do Norte).
Nesse encontro, em piso rápido, Steve Darcis bateu o português por 3-6, 6-3 e 6-4.
No entanto, em 2007, e num "challenger" de terra batida, em Reggio Emilia (Itália), Gil tinha ganho ao belga na primeira ronda da prova transalpina, também em três "sets", por 6-4, 3-6 e 7-5.
Nas duas últimas edições do torneio de Monte Carlo, Frederico Gil também teve de passar pelo torneio de qualificação.
Em 2010, foi eliminado à primeira, mas o ano passado conseguiu passar ao quadro principal, chegando aos quartos de final (eliminado pelo britânico Anty Murray).