Ao longo do Euro 2016 a TSF percorre o país à descoberta dos pequenos clubes, que sobrevivem com orçamento limitado. Futebol de tostões, em dias de futebol de milhões.
Corpo do artigo
O Clube - Associação "Montes Vinhais" foi criado, na vila de Vinhais, em 1 de abril de 2005 com um objetivo bem definido: formação de jogadores. Desde então até hoje já passaram por ali mais de 600 miúdos. O maior apoio que tem vem dos cofres da autarquia vinhaense e nas camisolas ostentam com orgulho o slogan, "Vinhais - Capital do Fumeiro".
Dez anos depois, o "Montes Vinhais" conseguiu a proeza de por um iniciado na formação do FC Porto. Chama-se Tiago Gonçalves, tem 13 anos, é guarda-redes e mede um metro e oitenta e quatro centímetros. "Não teria conseguido sem a ajuda dos meus colegas. O Porto é um dos maiores clubes nacionais, sei que vai ser difícil", diz o pequeno grande jogador que em agosto parte para a Invicta.
O Tiago foi o guarda-redes da equipa de iniciados que venceu a taça da Associação do distrito de Bragança. Fez toda a formação ali no "Montes Vinhais". Nuno Rafael Fernandes é o presidente e treinador dos miúdos. "Primeiro queremos formá-los enquanto seres humanos, enquanto homens e inseri-los de uma forma saudável na sociedade e depois também temos a ambição de formar atletas".
Há dez anos que o Montes Vinhais forma atletas dos 4 aos 19 anos. Ao todo, este ano, são mais de 80 miúdos a fazer formação de futebol. O maior apoio vem da Câmara da vila de Vinhais. E para equilibras as contas, quando ali há maiores eventos, metem-se ao trabalho. "Na feira do Fumeiro de Vinhais temos lá sempre uma barraquinha, na Feira da Castanha também e no verão organizamos torneios onde ganhamos algum dinheirinho e é assim que conseguimos combater as despesas", diz Nuno Rafael Fernandes.
Cada jogador paga uma cota de 5 euros mensal e os pais ajudam com o transporte para os treinos. André Félix já foi ao Benfica prestar provas. Diz que a distância é uma dificuldade para serem vistos pelos olheiros dos grandes clubes. "É, é mais difícil mas agora com o Tiago talvez teremos mais hipóteses de sair daqui, se conseguirmos. Se trabalharmos também muito mal será que não nos venham ver, somos bons!".
Também o Martim Bento de 8 anos quer ser um grande jogador. Para já faz de tabela no treino. "Estou aqui a fazer de tabela. Fazemos todos à vez". O Martim gostava de ser um grande jogador "como o Ronaldo", acrescenta.
No "Montes Vinhais" os valores humanos estão em primeiro lugar mas os sonhos, neste pequeno clube, muito distante dos grandes centros, fazem também parte do empenho e esforço de todos. Dizem por aqui que as dificuldades engrandecem o caráter. E são quase sempre as dificuldades que moldam os grandes campeões.