Os portistas estiveram a perder, mas Toni Martínez e Wendell consumaram a reviravolta. Veja os golos.
Corpo do artigo
O dragão foi ao Minho brincar com o fogo, mas acabou por resultar. O FC Porto venceu o Moreirense por 2-1 em Moreira de Cónegos, numa partida a contar para a primeira jornada da I Liga.
Depois de uma primeira parte sonolenta, o Moreirense abriu o marcador por Frimpong no segundo tempo, mas Toni Martínez e Wendell ainda foram a tempo de dar a vitória aos dragões.
TSF\audio\2023\08\noticias\14\resumo_porto
Em comparação com o onze que esteve em campo frente ao Benfica na Supertaça Cândido de Oliveira, Sérgio Conceição lançou João Mário, Fábio Cardoso e Wendell para os lugares de Namaso, Pepe e Zaidu. Pepê subiu no terreno para a linha ofensiva.
Os primeiros minutos foram muito divididos a meio-campo e o primeiro remate foi da equipa da casa, mas saiu desviado para canto.
Aos 17 minutos, o Moreirense ameaçou a sério. Jogada de ataque rápido da equipa da casa, André Luís isola-se, mas aparece Marcano a cortar para canto.
Poucos minutos depois, foi o outro central portista a evitar o golo em Moreira de Cónegos. Livre batido no lado esquerdo do ataque da casa e Fábio Cardoso desvia. Por pouco não foi autogolo.
Os dragões chegaram pela primeira vez à baliza do Moreirense aos 25 minutos. Na sequência de um lançamento longo, Pepê cruzou rasteiro da direita e Taremi desviou para defesa de Kewin.
Aos 32 minutos, numa jogada pela esquerda, Wendell serve Galeno na área, mas o remate do brasileiro foi intercetado e saiu ao lado.
A partir daí os dragões subiram no terreno, mas sem conseguir criar verdadeiras oportunidades de golo.
Perto do intervalo, ambas as equipas tiveram boas chances para inaugurar o marcador. Primeiro foi Kodisang que, servido por André Luís, rematou por cima. Praticamente no lance seguinte, Taremi isolou-se e atirou para defesa de Kewin.
A partida foi pouco depois para intervalo, sem que as equipas conseguissem fazer balançar as redes e tendo poucas oportunidades para isso. No regresso, Rui Borges não mexeu na equipa da casa, mas Sérgio Conceição, ainda que da bancada, tirou João Mário do jogo e laçou Toni Martínez.
O FC Porto meteu poder de fogo, mas quem marcou foi o Moreirense. Cruzamento da direita, Gonçalo Franco falha o desvio e Frimpong, ao segundo poste, fez o golo.
https://tsf.vsports.pt/embd/88405/m/16571/tsf/93865dfdcc9532840dc15213ed56466f?autostart=false
Perante a desvantagem, Vítor Bruno chamou Romário Baró ao jogo, para o lugar de Marko Grujic.
Aos 66 minutos, os dragões conseguem a primeira ocasião de perigo após o golo. Pepeê rematou para uma grande defesa de Kewin após boa jogada de entendimento do ataque portista.
Mas foi na jogada seguinte que os dragões empataram. Romário Baró meteu a bola na área, Fábio Cardoso endossou a bola para Toni Martínez e o espanhol só teve de tirar a bola do alcance de Kewin.
https://tsf.vsports.pt/embd/88406/m/16571/tsf/7c8824995b689c2ab8ee65f25b98d6ce?autostart=false
Logo a seguir, infelicidade de Romário Baró que se lesionou sozinho, dando lugar a Nico González.
Mas os dragões acabariam mesmo por fazer a reviravolta. Pepê recebeu a bola na direita, combinou com Otávio e serviu Wendell. O brasileiro, à entrada da área, rematou para o canto da baliza, sem possibilidades de defesa para Kewin.
https://tsf.vsports.pt/embd/88408/m/16571/tsf/10d071a6a2acfdfb710c61653555784e?autostart=false
A equipa de Moreira de Cónegos tentou chegar ao empate, mas, melhor ou pior, os dragões iam controlando as operações. Contudo, tiveram uma grande contrariedade. Já em período de compensação, Wendell fez falta e foi expulso por segundo amarelo.
https://tsf.vsports.pt/embd/88409/m/16571/tsf/0dd2ff6b5843e26376fdb9a8ab828023?autostart=false
Ainda assim, o Moreirense não conseguiu aproveitar a superioridade numérica e o FC Porto acabou mesmo por vencer. Assim, os dragões começam a corrida ao título da melhor forma.
Onze do Moreirense: Kewin Silva; Camacho, Kodisang, Marcelo e Dinis Pinto; Ofori, Franco, Frimpong; Alan e André Luís.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Marcano, Wendell, Eustáquio, Grujic, Pepê, Otávio, Galeno e Taremi.
Suplentes do Moreirense: Caio Secco, Fabiano, Rafael Sousa, Ismael, Aparício, Pedro Amador, Madson Monteiro, Matar Manga e Macedo.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, David Carmo, Zaidu, Nico González, Romário Baró, André Franco, Gonçalo Borges, Namaso e Toni Martínez.