O antigo futebolista tinha 78 anos.
Corpo do artigo
O antigo futebolista alemão Franz Beckenbauer morreu aos 78 anos. A notícia foi confirmada pela família à agência noticiosa alemã DPA.
Beckenbauer, de alcunha "Kaiser", ou "Imperador", é uma das mais emblemáticas figuras do futebol no século XX e um de três a vencer dois Mundiais, um como jogador e outro como treinador (Mário Zagallo e Didier Deschamps), tendo vencido ainda o título europeu em 1972, sempre com a Alemanha Ocidental.
O alemão atuou sempre nas zonas mais recuadas do campo, mas nem isso o impediu de ser distinguido como o melhor jogador do mundo em duas ocasiões. A revista France Football entregou-lhe a Bola de Ouro em 1972 e 1976.
Beckenbauer iniciou a carreira onde se tornou uma lenda: no Bayern de Munique. Estreou-se na equipa principal bávara em 1965 e logo se tornou numa das figuras do emblema que representou durante 12 anos.
A emergência meteórica do então jovem futebolista levou-o a ser convocado para o Mundial de 1966, em Inglaterra, logo no final da primeira temporada na equipa principal do Bayern. Em terras de sua majestade, a seleção da Alemanha Ocidental só foi derrotada na final, frente à equipa anfitriã.
w-xyNcGc0JI
Pelo Bayern, fez 582 jogos e 74 golos em 12 anos. Nessa mais de uma década, o líbero ajudou o clube de Munique a assumir-se como a maior potência futebolística da Alemanha, tendo conquistado quatro campeonatos e quatro Taças da Alemanha.
No contexto internacional, Beckenbauer fez parte da histórica equipa do Bayern de Munique que conquistou a Taça dos Clubes Campeões Europeus três vezes consecutivas (1974, 1975 e 1976). Venceu ainda uma Taça das Taças, em 1967, e uma Taça Intercontinental, em 1976.
Em 1977, com 33 anos, Beckenbauer decidiu deixar o Bayern de Munique e aceitou a proposta do New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde partilhou o campo com outras lendas, como Pelé e Carlos Alberto Torres. Aí permaneceu durante três anos, antes de regressar à Alemanha, dessa vez para representar o Hamburgo. Aí voltou a ser campeão alemão, em 1982. Ainda regressou ao Cosmos para aí terminar a carreira de futebolista.
Pela seleção alemã, foi campeão do mundo em 1974 e campeão da Europa em 1972. No total, fez 103 jogos pela mannschaft e marcou 14 golos.
Depois dos relvados, Beckenbauer abraçou a carreira de treinador. Assumiu a seleção alemã para ser vice-campeão do mundo em 1986 e ficar em terceiro lugar no Euro 1988, disputado em casa. Em 19990, finalmente deu um título à Alemanha, com a conquista do Mundial disputado em Itália.
Ainda foi treinador do Marselha, onde conquistou uma liga francesa em 1991, e regressou ao "seu" Bayern de Munique, vencendo uma Bundesliga (1994) e uma Taça UEFA (1996).
Ainda fez carreira dirigismo, tendo sido presidente do Bayern entre 1994 e 2009, passando a presidente honorário desde aí. Esteve ainda na Federação Alemã de Futebol e na FIFA, em ambos os casos como vice-presidente.