"Foi um histórico capitão Leonino e representou a Seleção Nacional em 36 ocasiões, tendo feito parte da memorável equipa conhecida como “Os Magriços”, que fez uma campanha sem igual no Campeonato do Mundo de 1966", lê-se na nota de pesar dos verdes e brancos
Corpo do artigo
Morreu este sábado aos 83 anos José Carlos, antigo defesa do Sporting e um dos "Magriços" do Mundial de 1966. A informação foi avançada pelos leões no seu site oficial.
"O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de José Carlos, que faleceu este sábado aos 83 anos", lê-se na nota de pesar.
O futebolista encontrava-se hospitalizado em Torres Vedras.
Natural de Vila Franca de Xira, deu os primeiros passos como sénior na CUF, antes de rumar ao Sporting, onde passou 12 temporadas. Internacional 36 vezes por Portugal, o antigo defesa terminou a carreira ao serviço do SC Braga, na época 1974/75.
José Carlos fica eternizado também por ter integrado a equipa dos leões que venceu a única prova internacional pelo Sporting, a Taça das Taças, conquistada em Antuérpia, frente ao MTK, por 1-0. Foi campeão nacional em três ocasiões, vencendo também quatro Taças de Portugal.
"Foi um histórico capitão Leonino e representou a Seleção Nacional em 36 ocasiões, tendo feito parte da memorável equipa conhecida como “Os Magriços”, que fez uma campanha sem igual no Campeonato do Mundo de 1966", lembra o clube verde e branco, que enaltece os “anos de esforço, dedicação e devoção” de José Carlos ao clube.
Já Pedro Proença, presidente da FPF, elogiou o “profissional de eleição” que representou a seleção de Portugal em 36 ocasiões.
“Esteve na vida como nos relvados, de coração cheio e pleno de paixão por onde jogou, quer pela CUF, pelo Sporting e Sporting de Braga, quer essencialmente pela nossa seleção nacional”, destacou.
O dirigente considera que José Carlos fica na história não apenas pela participação na campanha “mítica” dos ‘magriços’ no mundial, bem como pela sua “dedicação”.
“Ficámos mais pobres, mas honraremos a sua memória”, vincou Pedro Proença.
Terminada a carreira de futebolista, José Carlos foi treinador do Recreio de Águeda, Boavista, Famalicão, Varzim, Desportivo de Chaves, Gil Vicente e Penafiel.
