Antigo defesa-central fez mais de 250 jogos com a camisola dos dragões.
Corpo do artigo
Lima Pereira, antigo internacional português que se sagrou campeão europeu pelo FC Porto em 1986, morreu este sábado, aos 69 anos, vítima de doença prolongada, confirmou o FC Porto.
O clube "azul e branco", que o apelida de "figura incontornável da história do FC Porto" e de "lendário defensor" do clube, lembrou os troféus ganhos entre 1978/79 e 1988/89: uma Taça Intercontinental, uma Taça dos Campeões Europeus, uma Supertaça Europeia, quatro Ligas, duas Taças de Portugal e três Supertaças.
1484919212179177477
"É muito triste quando temos de nos despedir de alguém como o Lima Pereira, um grande homem e um grande amigo, que foi também um excelente atleta", declarou o presidente portista, Pinto da Costa, citado na nota do clube.
António José Lima Pereira, nascido na Póvoa de Varzim, "soube representar exemplarmente os valores do FC Porto", e começou precisamente nas escolas do clube da terra, o Varzim, antes de se mudar para as Antas.
Chegou com 27 anos, depois de se estrear como sénior na equipa varzinista, e ajudou a trazer uma década de grandes feitos na história "azul e branca", jogando como defesa central e chegando também a "capitão" de equipa.
Pela seleção, disputou 20 encontros, quatro deles no Euro84.
Aos 37 anos, deixou o clube que sempre assumiu como seu e mudou-se para o Maia, onde cumpriu duas temporadas, antes de regressar ao FC Porto para trabalhar no departamento de prospeção.
Os "dragões" endereçaram hoje "as mais sentidas condolências" a família e amigos, remetendo para mais tarde a divulgação de informações relativas às cerimónias fúnebres.