
Kiyoshi Kobayashi
Global Imagens/Vítor Cupertino
Kiyoshi Kobayashi, que esteve mais de 50 anos em Portugal, é considerado um dos grandes impulsionadores do judo nacional e esteve na génese da Federação Portuguesa da modalidade.
A Federação Portuguesa de Judo anunciou a morte do mestre Kiyoshi Kobayashi, que esteve na origem da Federação e que foi um dos impulsionadores da modalidade em Portugal.
«O mestre Kiyoshi Kobayashi teve ao longo da sua vida um papel fundamental no seio do judo nacional, inclusive na génese da FPJ e será para sempre recordado como grande impulsionador da modalidade em Portugal», escreveu a Federação no seu site.
Kobayashi, que tinha uma das mais altas graduações de judo (nono dan em dez possíveis no cinto negro) chegou a Portugal em 1958 para iniciar um projeto inicialmente previsto para dois anos.
Médico de profissão, o judoca japonês, que tinha acedido a um convite do seu país para iniciar a divulgação das artes marciais e da cultura nipónica, acabou por ficar mais de meio século em Portugal.
Kobayashi tinha 88 anos e foi professor de judo em vários locais, selecionador e treinador da seleção nacional de judo, tendo também liderado diversas seleções em diversas competições internacionais.
O judoca recebeu várias distinções, entre as quais a medalha de Mérito Desportivo, atribuída pelo Estado em outubro de 2008, por altura dos 50 anos da sua chegada a Portugal.