"Artur Jorge será sempre um de nós", escreveu o FC Porto no Twitter.
Corpo do artigo
Morreu esta quinta-feira o antigo futebolista e treinador Artur Jorge, aos 78 anos.
Num comunicado citado pelo jornal A Bola, "a família de Artur Jorge Braga de Melo Teixeira comunica o seu falecimento, esta madrugada, em Lisboa, após doença prolongada".
"Morreu serenamente, rodeado dos seus familiares mais próximos", acrescenta a nota.
Em declarações à TSF, Otávio Machado, treinador-adjunto de Artur Jorge em 1987 no FC Porto, pede que não seja esquecido aquilo que Artur Jorge significa para o futebol português.
O antigo defesa central dos dragões Eduardo Luís, que também foi campeão europeu no FC Porto, recorda “o mentor” da final de Viena.
No total, enquanto jogador e treinador Artur Jorge foi sete vezes campeão nacional.
Como futebolista, Artur Jorge começou a carreira no FC Porto, passou pelo Académica, e seguiu para o Benfica, onde como avançado venceu quatro campeonatos e duas Taças de Portugal, acabando a carreira no Belenenses e nos norte-americanos do Rochester Lancers.
Começou a carreira de técnico no Belenenses e daí passou para o Portimonense. Um bom trabalho levou Pinto da Costa a apostar no então jovem técnico, que deu frutos: no FC Porto conquistou três Ligas, uma Taça de Portugal, e três Supertaças, além da Taça dos Campeões Europeus na final de Viena, a primeira para os dragões, em 1987.
Treinou no estrangeiro, passando pelo Tenerife, Vitesse, Paris Saint-Germain, Al Nassr e Al Hilal (Arábia Saudita), Académica, CSKA Moscovo, Al Nasr (Kuwait), Creteil Lusitanos e Alger, além da seleção dos Camarões e da Suíça. Em Paris venceu um campeonato, uma Taça de França e uma Supertaça.
Foi selecionador de Portugal em duas ocasiões, mas também da Suíça e dos Camarões, além de técnico do Tenerife, do Vitesse e do CSKA de Moscovo, onde regressou aos títulos com a conquista da Supertaça da Rússia.
O último clube que Artur Jorge treinou foi na Argélia, ao serviço do MC Alger, em 2016.
Recorde aqui o Postal do Dia que Luís Osório dedicou a Artur Jorge, no dia 29 de junho de 2023: