Aleksandr Mostovoi fala do FC Porto como uma equipa mais regular que os adversários da Luz. Sobre o Benfica mostra-se surpreendido pelos maus resultados europeus no ano passado, mas também pelas duas derrotas nesta edição da Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
O antigo jogador do Benfica Aleksandr Mostovoi, atualmente comentador de futebol na Rússia, considera que o FC Porto atravessa um bom momento de forma e é, por isso, favorito frente ao Lokomotiv. Na comparação com o momento de forma do Benfica, Mostovoi entende que os dragões mostram maior equilíbrio e estabilidade. Embora confesse que não acompanha o campeonato português com regularidade, é das provas europeias que Aleksandr Mostovoi retira conclusões sobre as formações nacionais.
"O FC Porto é uma equipa estável, ao contrário do Benfica, que faz um ano bem e outro menos bem", considera o antigo internacional russo, recordando a má prestação dos encarnados na temporada passada - seis jogos, seis derrotas -, bem como o arranque difícil na fase de grupos do Benfica este ano.
Lokomotiv no Dragão
Em relação ao FC Porto, o jogo com o Lokomotiv no Dragão pode ser decisivo para as contas do grupo D mas, lembra Mostovoi, a pressão é maior para os russos.
"O Lokomotiv começou a época muito mal, perdendo primeiro a supertaça e teve logo depois uma sequência de vários jogos sem vencer no campeonato", o que originou uma partida em falso do campeão da Liga Russa. A pressão dos adeptos no arranque da temporada era grande, acrescenta Mostovoi, mas os resultados começam entretanto a surgir.
"Desde o primeiro momento da temporada senti que se passava algo com a equipa. Penso que tiveram uma pré-temporada mal planeada e que, por isso, estavam num mau momento em termos de preparação física".
Com o adiantar do calendário, no entanto, os resultados começaram a surgir. "Passadas mais de 10 jornadas, eles já estão mais próximo da liderança", lembra Mostovoi.
O Lokomotiv chega ao Dragão no 2.º lugar do campeonato, mas com três derrotas nos jogos da fase de grupos da liga milionária.
Manuel Fernandes e Éder
Quem tem desempenhado um grande papel na subida de forma do clube de Moscovo é o português Manuel Fernandes, entende Aleksandr Mostovoi. "Para mim era o melhor jogador da equipa no ano passado. Este ano começou menos bem, talvez porque ainda não lhe renovaram o contrato", uma questão que o próprio Manuel Fernandes já assumiu ter causado alguma perturbação no início de temporada.
"Nas últimas semanas tem melhorado o rendimento, ele e a equipa", indica o antigo internacional russo. "É um jogador que me encanta. Tecnicamente é muito bom" e, por isso, uma ameaça ao FC Porto no Dragão.
Entre as opções dos campeões russos está também Éder, avançado que tem sido opção nos últimos jogos, aproveitando as ausências de Smolov e Farfán. Mostovoi considera que o ponta-de-lança português é um jogador útil a partir do banco, mas que ainda não conseguiu plena afirmação no futebol russo.