
José Mourinho
Pedro Nunes/Lusa
Em Portugal para dar uma aula na Faculdade de Motricidade Humana, José Mourinho destaca a equipa nacional como uma das cinco seleções com melhores condições para ganhar o campeonato da Europa.
Corpo do artigo
"Portugal tem uma equipa com qualidade, com muita experiência. Para alguns, se calhar deveríamos estar um bocadinho virados para aquilo que vai ser o futuro daqui a quatro anos, mas a opção foi centrarmo-nos só neste Euro pela idade de muitos jogadores. É uma equipa com experiência, com capacidade e com um treinador que já jogou europeus e mundiais e que sabe perfeitamente como jogar este tipo de competições curtas", começou por afirmar José Mourinho.
No entanto, o treinador português admite que este ano é complicado nomear seleções candidatas ao título de campeão da Europa. "Não vejo uma seleção do outro mundo que se possa dizer que é super favorita, como se podia dizer há uns anos de uma Espanha que dominou e toda a gente percebia que ia dominar. Acho que neste Europeu, se vocês me pedissem para dizer três equipas que eu penso que vão ganhar eu não conseguia dizer três. Se me pedissem cinco, eu dizia cinco e se calhar falho".
Questionado pelos jornalistas se Portugal está nesse "top 5", Mourinho responde sem hesitação: "Claro".
Sobre o "novo "confronto com Pep Guardiola, agora na liga inglesa, o treinador português desvaloriza, explicando que a natureza da "Premier League" é completamente diferente do campeonato espanhol.
"A minha experiência não me permite ser inocente. Quero dizer com isto que estive com o Pep dois anos num campeonato onde o campeão era eu ou ele, ou o Real Madrid ou o FC Barcelona. Numa situação como essa, as lutas individuais fazem sentido, porque podem ter influência. Se no campeonato inglês eu me focasse nele e no Manchester City e ele no Manchester United era outro que ia ser campeão", afirmou.
José Mourinho deu esta manhã uma aula referente à pós-graduação em "High Performance Football Coaching", da qual é coordenador, no Salão Nobre da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.