O treinador dos Real Madrid manifestou respeito pela equipa cipriota do APOEL, adversária dos espanhóis nos quartos de final da Liga dos Campeões de futebol, sublinhando que atingiu esta fase por «mérito próprio».
Corpo do artigo
«Se estão entre os oito melhores é porque ganharam o direito. Por isso, falar de equipas mais ou menos fortes ou de outras que deveriam estar e não estão não faz muito sentido. É a competição europeia mais importante e estão nos quartos por mérito próprio», afirmou o português, comentando o resultado do sorteio realizado na sexta-feira na sede da UEFA, em Nyon, Suíça.
Mourinho garantiu defender o «princípio de respeitar o adversário que não tem a história dos restantes», mas que, na sua opinião, «está a dar continuidade o que tem feito nos últimos anos».
«Há três anos joguei contra eles com o Inter e já estavam em ascensão a nível europeu. Este ano fizeram uma fase de grupos muito boa contra adversários difíceis. Deixaram fora dos oitavos o FC Porto e o Shakhtar e eliminaram o Lyon», sublinhou o técnico.
Apesar disso, Mourinho admitiu que, comparando o potencial dos adversários possíveis, o APOEL era a melhor opção para os quartos de final, mas lembrou as dificuldades por que o Inter de Milão passou quando jogou no Chipre.
«Sem hipocrisia, é uma equipa que, à partida, tem menos potencial do que todos os outros que nos podiam ter tocado, mas tem o meu respeito total, porque está aqui por mérito próprio e recordo que com o Inter empatámos a dois sem o merecer, no último minuto, no seu estádio. Qualquer equipa que vá ao campo deles sofre. Por isso, vai ser uma eliminatória complicada», frisou.