Em entrevista à TSF, o conselheiro desportivo do Lille explicou que avançado não encaixa no perfil de avançado que Bielsa prefere. Xeca poderá dar um salto surpreendente e Edgar Ié "entrou muito bem".
Corpo do artigo
O conselheiro desportivo do Lille disse em entrevista à TSF que a situação de Eder no clube está praticamente resolvida. O avançado que resolveu a final do Campeonato Europeu, em França, não encaixa no perfil de avançado de Marcelo Bielsa, explica Luís Campos. Já Xeca poderá dar um salto surpreendente, enquanto Edgar Ié tem agradado e muito ao treinador argentino.
"Logo desde o início sabíamos que o Eder não fazia parte dos planos do Marcelo [Bielsa], porque nos disse ainda em janeiro que o perfil de atacante dele é um perfil de atacante completamente diferente", começou por dizer à TSF Luís Campos, um homem que deixou os bancos portugueses em 2005 e que depois, mais recentemente, somou experiências no Real Madrid e Monaco.
"Ele prefere jogar com avançados móveis, que não sejam referência, e o Eder tem um perfil diferente. Muito cedo ficou definida a decisão. Neste momento temos algumas propostas pelo Eder, estamos a estudar. Ele tem trabalhado bem, muito brevemente teremos boas novidades sobre o Eder."
Relativamente a Edgar Ié, um central que passou quatro anos na formação do Sporting e com passagem no Barcelona B, Luís Campos diz que Bielsa está muito satisfeito. "O Edgar Ié entrou muito bem. Foi uma surpresa para os franceses, que não conheciam. Lembro-me perfeitamente de ter apresentado o perfil do Edgar Ié ao Marcelo Bielsa e ele rapidamente apercebeu-se da capacidade que ele dá à equipa para jogar em bloco alto. Ou seja, se queremos jogar um futebol espetacular, como está no ADN do Marcelo Bielsa, teremos de jogar muito tempo no meio campo adversário e precisamos de defesas capazes de dar enorme profundidade defensiva, que consiga recuperar bolas no espaço nas costas. E tem sido uma surpresa muito positiva para todos. O Bielsa está muito contente com o que o Edgar tem feito no clube." O central foi titular na primeira jornada do campeonato, jogada no domingo: vitória por 3-0 frente ao Nantes de Claudio Ranieri.
"Não ficaria nada espantado que pudesse surgir algo de diferente na vida do Xeca"
Outra surpresa tem sido Xeca. "Foi talvez uma das maiores revelações da segunda volta do campeonato francês do ano passado. Ninguém o conhecia, veio do Braga, adaptou-se bem. Neste momento tem um problema físico que está praticamente ultrapassado. Mas também posso informar que ao mesmo tempo temos, nesta altura, propostas para que o Xeca possa ir para um patamar ainda mais alto. Não ficaria nada espantado que pudesse surgir algo de diferente na vida do Xeca."
Quem está descartado é Rony Lopes, o extremo português que o ano passado atuou no Lille por empréstimo do Monaco. "Eu perguntei junto do Monaco mal terminou a temporada sobre a situação do Rony e fui rapidamente informado que o Rony esta época ia ficar no efetivo monegasco. Não há ideia de ele retornar ao projeto Lille." Rony Lopes foi titular na primeira jornada do Monaco de Leonardo Jardim: 3-2 vs. Toulouse.