Muito VAR e polémica no caminho para liderança partilhada. Sporting empata com AVS e divide topo com Benfica
Veja os golos. Diomande abriu o marcador e Gyökeres aumentou a vantagem, em dois lances que prometem fazer correr muita tinta, enquanto Zé Luís reduziu de penálti, num lance que também teve intervenção do VAR. Diomande foi expulso e Gustavo Mendonça empatou nos minutos finais
Corpo do artigo
O Sporting empatou este sábado com o AVS, na 23.ª jornada da I Liga, perdendo a liderança isolada do campeonato, posto que agora partilha com o Benfica.
Num jogo cheio de incidências de arbitragem e com muita intervenção do VAR, Diomande abriu o marcador, com Gyökeres a colocar a vantagem nos dois golos, mas, no segundo tempo, Zé Luís reduziu de penálti, Diomande foi expulso e Gustavo Mendonça empatou na compensação.
Rui Borges manteve os três centrais com que o Sporting jogou na Alemanha frente ao Dortmund, com Debast e Alexandre Brito como dupla de meio-campo. Na frente, destaque para os regressos de Trincão e Gyökeres.
No minuto oito, os leões marcaram, mas a festa não durou. Na sequência de um canto, Trincão cruzou para a área e Diomande cabeceou para o fundo da baliza, mas o lance foi invalidado por fora de jogo. Contudo, depois de análise no VAR, Fábio Veríssimo recuou na decisão e validou o golo do central costa-marfinense.
O segundo golo apareceu aos 34 minutos e em grande estilo. Grande jogada pelo centro do terreno, Trincão abriu à esquerda para Maxi Araújo e o uruguaio cruzou rasteiro para o desvio de Gyökeres para o fundo da baliza. No início do lance, Fresneda recebeu a bola proveniente de Eduardo Quaresma em aparente fora de jogo, mas nem o árbitro nem o VAR atuaram nesse momento.
No segundo tempo, aos 69 minutos, Diomande atingiu Piazon com o braço na cara e, após ver as imagens, Fábio Veríssimo deu grande penalidade para o AVS. Na conversão, Zé Luís reduziu a desvantagem no marcador.
Dez minutos depois, Diomande fez uma falta dura sobre um adversário e Fábio Veríssimo foi chamado ao VAR. Decidiu-se apenas pelo amarelo, mas, como o central já tinha um, acabou igualmente expulso.
Quando a equipa da casa procurava o empate com tudo, mas parecia que já não ia conseguir, Gustavo Mendonça aproveitou uma bola perdida após um canto e rematou forte para o fundo da baliza de Rui Silva.
O AVS ainda tentou chegar à vitória, mas já não havia tempo. Com este empate, o Sporting iguala o Benfica com 53 pontos, mantendo-se no primeiro lugar, já que está na frente no confronto direto.
Onze do AVS: Ochoa, Tomás Tavares, Aderllan Santos, Devenish, Rafael Rodrigues, Jaume Grau, Vasco Lopes, Lucas Piazon, Joahn Mercado, Zé Luís e Gerson Rodrigues.
Onze do Sporting: Rui Silva, Eduardo Quaresma, Diomande, Gonçalo Inácio, Fresneda, Debast, Alexandre Brito, Geovany Quenda, Maxi Araújo, Trincão e Gyökeres.
Suplentes do AVS: Pedro Trigueira, Fernando Fonseca, Nacho Rodríguez, Jorge Teixeira, Akinsola, Gustavo Assunção, Yair Mena, Nenê e Gustavo Mendonça.
Suplentes do Sporting: Franco Israel, Matheus Reis, Harder, Biel, Ricardo Esgaio, Lucas Anjos, Eduardo Felicíssimo, Mendonça e Afonso Moreira.