Um Portugal pouco ambicioso e desastrado na finalização garantiu um lugar nos quartos de final do Mundial sub-20 de futebol, com um triunfo por 1-0 sobre a frágil Guatemala.
Corpo do artigo
Em Cali, a selecção comandada por Ilidio Vale voltou a demonstrar pouca qualidade, falta de ambição e um futebol demasiado defensivo frente a um adversário que chegou milagrosamente a esta fase da competição com duas goleadas sofridas na "bagagem" (5-0 frente à Nigéria e 6-0 com a Arábia Saudita).
A equipa lusa até iniciou bem a partida, com Nelson Oliveira a transformar com sucesso uma grande penalidade "inventada" por Cedric Soares, mas acabou por, mais uma vez, sofrer no final da partida, exclusivamente por culpa própria.
Após uma primeira parte agradável, em que só falhou na finalização, Portugal mais uma vez preferiu defender nos últimos 45 minutos, deixou a Guatemala sonhar e só não sofreu o golo da igualdade por falta de pontaria do adversário e também com a ajuda do árbitro, que perdoou uma grande penalidade nos instantes finais.
Sem brilho, a selecção lusa chega aos quartos de final do Mundial sub-20, mas terá que melhorar se quiser "lutar" com a Argentina, uma das equipas mais fortes da prova.
O confronto está agendado para 13 de Agosto, em Cartegena.