Na história e no ranking, Turquia vale menos pela história. Mas cuidado com a qualidade individual
A TSF olha para o próximo adversário de Portugal no Euro 2024, na Alemanha. A seleção portuguesa defronta no sábado, em Dortmund, a Turquia, que partilha os mesmos três pontos que a equipa das quinas no Grupo F
Corpo do artigo
É uma seleção com menos história em Campeonatos da Europa e menos cotada no ranking da FIFA se compararmos com a Chéquia. A Turquia ocupa a posição 42 do ranking, seis lugares abaixo dos checos e tem metade das participações em Europeus, se compararmos também com o primeiro adversário de Portugal.
Os turcos participaram apenas em cinco Europeus e a melhor classificação que alcançaram foi no Euro 2008, na Áustria e na Suíça, quando chegaram às meias-finais. Foi nesse Campeonato da Europa que Portugal e Turquia se cruzaram pela última vez em fases finais de grandes competições. Portugal venceu por 2-0, na estreia, com golos de Pepe e Raúl Meireles.
Recorde-se que a Turquia esteve, mais recentemente, no caminho da seleção portuguesa quando se defrontaram no play-off de apuramento para o último Mundial. Portugal ganhou por 3-1, no Estádio do Dragão, ainda na "era" Fernando Santos.
Nos últimos dois Campeonatos da Europa, a Turquia não passou a fase de grupos, mas atenção à fase de qualificação para este Euro que os turcos fizeram: Passaram em primeiro lugar, só perderam um jogo e terminaram o grupo à frente da Croácia.
Desta seleção treinada pelo italiano Vincenzo Montella, destaca-se a juventude do jogador do Real Madrid, Arda Güler, que já marcou um golaço nesta competição à Geórgia, mas também jogadores como Hakan Çalhanoğlu, do Inter de Milão e, claro, Orkun Kökçü, do Benfica.